quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Terceiros

- Publicidade -
Itamar Ciríaco – [email protected]
Utilizar terceiros para atingir seus objetivos é mais comum do que parece. No futebol isso também pode acontecer. ABC e América terão pela frente, neste domingo (13), duelos contra “terceiros” interessados. O Alvinegro precisa vencer o Potiguar, em Mossoró, para seguir na briga pela liderança. O Alvirrubro, se quiser se manter na ponta, precisa passar pelo Globo, no Barrettão. Tanto Globo quanto Potiguar têm interesses diretos nos jogos, o que tende a transformar os jogos em partidas emocionantes. Abecedistas e americanos sabem das dificuldades de baterem esses adversários fora de casa. Jogar no Nogueirão ou no Barrettão nunca foi fácil.
Racismo
Os casos de racismo no futebol só irão ser interrompidos com prisões dos envolvidos. Caso não haja intervenção firme, a história vai se repetir eternamente. Os clubes também precisam ser cobrados a tomar atitudes contra torcedores racistas. O próprio Tribunal de Justiça Desportiva – TJD/RN, diante de tal tipo de denúncia, precisa ser célere e punir exemplarmente os que ferem a Lei nesse sentido. Não pode haver na sociedade, principalmente na esfera esportiva, espaço para os que promovem discriminação de qualquer tipo.
Preocupação
Durante a semana, encontrando com amigos da imprensa e torcedores, um assunto me chamou a atenção: A preocupação da maioria pela perda de grandes jogadores que estão atuando no futebol potiguar, para o resto da temporada. Todos sabem que os nossos clubes não têm condições de competir financeiramente com o mercado, principalmente de fora da região e sobretudo de divisões superiores as quais estão Alvinegros e Alvirrubros. Além disso, ainda existe a possibilidade de um convite aos atletas para atuar no exterior, com recebimentos em dólar, ou em euros. O risco dos clubes do RN perderem, para o restante da temporada, jogadores como Thiaguinho, Allan Dias, Wallace Pernambucano, Kelvin, William Marcílio, entre outros, é real.
Torcidas
A assinatura, por parte das torcidas organizadas, do Ministério Público do RN, da Polícia Militar e da Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF, de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC para cadastrar torcedores e prevendo punições, pode abrir caminho para a liberação da presença de torcedores de ABC e América nos próximos clássicos. 
Arbitragem
O presidente da Comissão de Arbitragem do Rio Grande do Norte, Coronel Ricardo, afirmou que espera a presença de trios de árbitros potiguares nas fases decisivas do Campeonato Estadual 2022, apesar de toda polêmica relativa a erros em jogos da competição local. Ele acredita que, muitas das reclamações de dirigentes, torcedores e até de membros da comissão técnica, se devem a falta de conhecimento do regulamento atualizado. 
Copa do Mundo
Após vistoriar 17 opções no país-sede do Mundial, a comissão técnica definiu o Estádio Grand Hamad e o Westin Doha Hotel & Spa como os locais que serão a casa do Brasil durante o torneio. O Estádio Grand Hamad é o local onde o Al Arabi SC, um dos times mais populares do Catar, manda seus jogos. A questão da logística foi determinante para a escolha da comissão técnica comandada por Tite. O Westin Doha é um hotel cinco estrelas situado na região central de Doha. Suas acomodações apresentam conforto e há praticidade na logística da equipe. O Estádio Al Thumama, por exemplo, é o mais perto da concentração: nove minutos de deslocamento. O mais distante deles, o Estádio Al Bayt, está a cerca de 35 minutos.
Copa do Mundo 1
A média de tempo de traslado para os oito palcos da Copa do Mundo é de 17 minutos. Já o Aeroporto Internacional de Doha, onde a delegação desembarcará, fica a cerca de 16 km do hotel, enquanto o Centro de Mídia Internacional está localizado a 13 minutos do local. A tendência é de que o Mundial no Catar, com distâncias curtas, seja o mais compacto da história. A maior distância entre os estádios é de 70 km.
Igualdade
O Projeto de Lei (PL) 321/21, que proíbe o financiamento de eventos esportivos com recursos públicos se as premiações forem de valores diferentes para homens e mulheres, foi aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados, no Dia Internacional da Mulher, e avançou para análise do Senado. Segundo o texto, o projeto “proíbe o custeio com recursos públicos da administração direta ou indireta de iniciativas que não garantam entre atletas homens e atletas mulheres valores idênticos pagos a título de premiação nas competições desportivas que organizarem ou de que participarem”. Ou seja, nesses eventos homens e mulheres passariam a ganhar valores iguais, um grande avanço para o País.
Guerra 
O magnata Roman Abramovich, dono do Chelsea, foi incluído nesta quinta-feira em uma lista de indivíduos russos que receberem sanções do governo britânico pela invasão à Ucrânia. Com a medida, o bilionário teve seus bens congelados, sendo proibido de fazer negócios ou viajar para o Reino Unido. A decisão impede, ainda que temporariamente, a venda do clube londrino.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Negação