quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Teresa May descarta novo plebiscito sobre Brexit

- Publicidade -

A primeira-ministra do Reino Unido, descartou nesta segunda-feira, 17, realizar um novo plebiscito sobre a saída do país da União Europeia, o Brexit. Falando no Parlamento britânico, ela revelou que deseja colocar em votação na Câmara dos Comuns o acordo fechado com o bloco na terceira semana de janeiro.

A premiê disse que pretende retomar o debate sobre o Brexit no Parlamento na semana que começa no dia 7 de janeiro, votando o acordo na semana seguinte. May defendeu o acordo já existente, “o único possível”. A premiê se reuniu ao longo da última semana com lideranças do bloco, em busca de garantias, sobretudo sobre o status futuro da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

Vários congressistas britânicos mostram-se cautelosos em relação ao chamado “backstop”, um mecanismo que pode evitar uma fronteira física entre as Irlandas, mas que para os legisladores pode acabar virando algo permanente, o que para eles seria um desrespeito à soberania nacional. May argumentou que o “backstop” não deve ser necessário e que este não é o objetivo de seu governo.

A data prevista para a saída do Reino Unido da UE é 29 de março de 2019. May afirmou durante suas declarações que o acordo fechado com o bloco “não é perfeito”, mas é o único disponível e evita uma saída sem qualquer pacto, alternativa que seria a mais danosa para a economia nacional, conforme as projeções das próprias autoridades do país.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas