Terminal Marítimo de Passageiros inicia operações e recebe cruzeiro internacional

Publicação: 2014-11-18 18:06:00 | Comentários: 0
A+ A-
Aura Mazda
Repórter

O Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto de Natal iniciou suas operações na manhã desta terça-feira (18), quando o navio-cruzeiro Seabourn Quest atracou no cais. Natal é a terceira parada no Brasil do cruzeiro que traz 417 passageiros de localidades distintas. O presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Emerson Fernandes garantiu que a obra terminal está 100% concluída.

Mesmo sendo um navio internacional, os procedimentos alfandegários e de vigilância sanitárias não precisaram ser feitos no Rio Grande do Norte, pois o Seabourn Quest nacionalizou, ou seja, passou por procedimentos de segurança no Pará. "Quando nacionaliza, o navio passa por uma série de rigores. Se este fosse o primeiro porto nacional onde o navio tivesse atracado, os procedimentos de segurança seriam feitos normalmente", explicou Fernandes.

O navio Seabourn Quest, que partiu da Flórida (EUA) passou pelo Caribe e pela Guiana Francesa. Como primeira parada no Brasil, o Pará (PA) foi o destino escolhido.  Em seguida, a embarcação passou pela Amazonas (AM), Fortaleza (CE) e ontem chegou a Natal (RN), de onde partiu às 18h. Da capital potiguar, ele segue viagem por um roteiro que contempla Recife (PE), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Montevidéu (Uruguai) e por fim Buenos Aires (Argentina).

Um dos tripulantes do navio, o suíço Philipp Reuter informou que nenhum problema foi registrado durante a viagem e que o procedimento de desembarque no Terminal de Natal foi tranquilo. “É a primeira vez que venho a Natal, já ouvi falar da cidade mas não tenho tantas informações, tenho boas expectativas”, disse. Reuter também afirmou o Terminal era um dos mais bonitos que já passou.

Memória


O Terminal de Passageiros do Porto de Natal teve a ordem de serviço assinada em maio de 2012. O projeto previa conclusão até agosto de 2013, mas a obra atrasou e só foi entregue este ano. O governo federal e a Codern esperavam que o terminal fosse uma das portas de entrada para os turistas que viessem assistir aos jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, mas a estrutura, que tem capacidade para receber 3.255 pessoas, só foi concluída em julho deste ano, ou seja, quando já havia terminado a temporada de jogos do mundial de futebol em

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários