sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Terror e morte em Ceará-Mirim

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

O medo e o silêncio tomaram conta da comunidade Baixa do Rato, em Ceará Mirim, onde ocorreu a maioria das mortes da chacina registrada nas primeiras horas desta terça-feira (21). A informação, no local, é que dez pessoas foram executadas entre às  3h e 5h em vários pontos da cidade: seis na Baixa do Rato, uma em Cidade de Deus, outra em Brogodó e uma em Jacoca. A última vítima, um morador da comunidade de Ponta do Mato, chegou a ser socorrida e morreu no hospital. Por volta das 19h30, o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep/TRN) confirmou a morte de nove homens, e divulgou a lista de oito com identificação. O décimo corpo não tinha registro no órgão. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, vai investigar as circunstâncias dos assassinatos, se há algum elo comum entre as vítimas e as suspeitas de que a chacina seja uma retaliação à morte de um policial militar, na noite da segunda-feira (20).
Na Rua São Lucas, na Baixa do Rato, ocorreram cinco dos dez assassinatos de ontem. Crimes tiveram características de execução
#SAIBAMAIS#O delegado Roberto Andrade, da DHPP, informou que quatro equipes da delegacia especializada foram mobilizadas para atender as ocorrências. Uma quinta equipe foi coordenada pela Força Nacional. Duas equipes do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep-RN) e policiais militares também participaram da ação, que se estendeu até o meio da tarde de ontem.

De acordo com relatos de moradores da Baixa do Rato, localidade também conhecida como Vale do Amanhecer, um movimento incomum de carros foi percebido na Rua São Lucas entre às 3h30 e 4h de ontem. No local, cinco pessoas foram mortas. As características dos crimes são de execução: em ação rápida, casas eram invadidas e as vítimas alvejadas com um único tiro de grosso calibre.

Apesar do perfil semelhante dos crimes, Andrade disse que “ainda é cedo” para afirmar se as vítimas foram executadas e se há alguma possibilidade de relação com a morte do policial militar (o sargento da PM Jackson Sidney Botelho Matos, morto a tiros na noite de segunda, 20). Mas adiantou que essa é uma das linhas de investigação. Botelho trabalhava no 11º Batalhão da Polícia Militar, e foi morto a tiros na noite de segunda (20). Ele estava à paisana no momento do crime.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar informou que o sargento foi surpreendido por dois homens de moto em uma lanchonete, no centro de Ceará Mirim, enquanto lanchava com a família. O policial militar foi atingido por um tiro nas costas, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.“Antes [de qualquer coisa] temos que saber quem são as vítimas, se possuem antecedentes e se há alguma ligação entre elas. À princípio, sabemos que todos estavam envolvidos com drogas”, afirma o delegado. As mortes ocorreram menos de 12 horas após a morte do sargento Botelho.
Assassinatos em cinco comunidades ocorreram em um intervalo de duas horas, entre às 3h e 5h
Cenas da chacina
Ainda segundo populares, homens encapuzados chegaram em dois carros não identificados, armados com machados e espingardas calibre 12. Ninguém quis se identificar. “Invadiram a casa, entraram pela frente e pelos fundos, e só fizeram perguntar o nome dele. Depois foram logo atirando”, disse a irmã de uma das vítimas. O crime foi na rua São Lucas.

O delegado Roberto Andrade reforçou que “o Itep-RN trabalha na identificação dos corpos”, mas adiantou que informações preliminares davam conta de que as seis vítimas (da Baixa do Rato) se conheciam e algumas possuíam relação familiar. “Precisamos investigar antes de afirmar”, frisou. O delegado recolheu uma cápsula calibre 12 para perícia.

Essa é a segunda chacina em Ceará Mirim registrada em menos de 40 dias. No dia 16 de janeiro, quatro pessoas foram mortas dentro de uma casa no bairro Barretão. Este ano, entre 1º de janeiro e 21 de fevereiro, já foram registrados pelo menos 336 assassinatos em todo o RN – incluindo a morte do sargento da PM e as dez vítimas da madrugada passada. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o índice de mortes violentas registra um aumento de 41,77%.

Números

10 pessoas foram mortes entre 3h e 5h de ontem (21).

6 das mortes ocorreram na comunidade Baixa do Rato.

4 das mortes foram nas comunidades de Cidade de Deus, Brogodó, Jacoca e Ponta do Mato.

Mortos identificados:

Eudes Costa de Andrade, 40 anos
Kleberson Wendel Pereira da Silva, 25 anos;
Emanuel Klaiton Silva de Andrade, 18 anos;
Adelmakson Nascimento Sena, 25 anos;
Marcos Antônio de Oliveira, 34 anos
Luciano Duarte Júnior, 27 anos;
José Soares dá Silva, 17 anos;
Marcílio Maurício Damasceno do Nascimento, 24 anos.
Pedro Henrique, 20 anos*

*Nome confirmado pela família, que não constava na lista do Itep/RN, liberada às 19h30. Até esse horário, um corpo recolhido pelo Itep ainda estava sem a identificação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas