sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Tese sobre cidadania

- Publicidade -
Anelly medeiros 
A tese de doutorado do juiz Jarbas Bezerra, da 16ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do RN, foi bastante elogiada, durante defesa apresentada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd-UFRN). O magistrado trabalhou a relação entre a cidadania e personalidades que vão de Madonna a João Paulo II e Albert Einstein. Para Jarbas Bezerra, é preciso se dar a importância devida à cidadania, um tema já bastante desgastado e que caiu no senso comum, sendo minimizado.
Cidadania II
Jarbas Bezerra criou uma abordagem teórica inédita chamada Teoria Jurídica Universal da Cidadania (TEJUC), em inglês Universal Legal Theory of Citizenship, na qual é enfatizada a importância da conduta cidadã para que a cidadania se efetive. A pesquisa, vista como inovadora pelos membros de sua banca de doutorado, composta por doutores brasileiros e estrangeiros, incluindo a professora doutora Paquita Sanvicen, da Universidade de Lérida Espanha, foi recomendada à submissão ao Prêmio Capes de Teses.
Direitos Alzheimer
Os direitos do paciente de Alzheimer, doença neurodegenerativa em pessoas de idade, foi tema de pesquisa e tese de Doutorado da advogada, pesquisadora e professora universitária, Catarina Cardoso Sousa. Ela defendeu sua tese na conceituada Universidade Católica de Pernambuco e conseguiu sua aprovação tratando de um tema bem interessante: os impactos do Estatuto da Pessoa com Deficiência, voltados para as pessoas com Alzheimer. Ela é pesquisadora do Estatuto das Pessoas com deficiência e autora de livros sobre as temáticas da saúde, Catarina Sousa, também já atuou como presidente da Comissão Especial de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RN.
Medida Provisória: Trabalho Remoto
A Medida Provisória que regulamenta o teletrabalho foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro, na última sexta-feira (25/3). A MP permite a adoção do modelo híbrido por empresas, com prevalência do trabalho presencial sobre o remoto ou vice-versa. Estabelece que a presença do trabalhador no ambiente presencial para tarefas específicas, ainda que de forma habitual, não descaracteriza o trabalho remoto. A norma prevê que trabalhadores com deficiência ou com filhos de até quatro anos completos devem ter prioridade para as vagas de home office. O teletrabalho também poderá ser aplicado a aprendizes e estagiários.
Estágio
A comarca de Apodi prorrogou o prazo para seleção de estagiários remunerados de pós-graduação em Direito para o dia 29 de março (terça-feira), até às 18h. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico [email protected]. A lista definitiva dos inscritos será divulgada no Diário da Justiça Eletrônico, no dia 30 de março. A duração do estágio é de um ano prorrogável por mais um ano, com jornada de 6 horas diárias e 30 horas semanais. O estagiário receberá bolsa-auxílio, atualmente no valor de R$ 1.874,00, e auxílio-transporte, de R$ 127,60.
Telemarketing abusivo
Durante workshop virtual da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o panorama nacional e internacional do combate ao telemarketing abusivo, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, declarou que “A dignidade humana do consumidor não permite que os agentes econômicos tenham liberdade absoluta para se aproximarem dos clientes”.  O presidente ressaltou que o inciso IV do artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê como direito básico a proteção contra a publicidade abusiva. Humberto Martins terminou elogiando a Anatel pela iniciativa de determinar a adoção do prefixo 0303 para chamadas de telemarketing.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas