Cookie Consent
Natal
Testes no drive thru do Ginásio Nélio Dias encerram nesta sexta, 26
Publicado: 00:00:00 - 26/06/2020 Atualizado: 21:47:56 - 25/06/2020
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu sequência à testagem rápida para covid-19 no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal. Na quarta-feira, 25, no segundo dia dos procedimentos na modalidade drive thru, 1.556 pessoas foram testadas e 21,14% (329 indivíduos) apresentaram algum resultado positivo para IgG ou IgM, imunoglobulinas que identificam a infecção do coronavírus no organismo. A testagem acontece até esta sexta-feira, 26, das 8h às 17h.

Magnus Nascimento
Longas filas se formaram no entorno do Ginásio Nélio Dias, no Conjunto Gramoré, na zona Norte

Longas filas se formaram no entorno do Ginásio Nélio Dias, no Conjunto Gramoré, na zona Norte



Além desses, foram registrados 1.227 testes com resultado negativo. Os pacientes que testaram IgM positivo terão um acompanhamento com orientações e informações da SMS Natal de como deve proceder para os cuidados e/ou tratamento médico.

Os números se assemelharam com os registrados no primeiro dia, quando 21,18% dos testados apresentaram resultados positivos. Somados os dois dias, 657 dos 3.106 testes realizados testaram positivo para a covid-19.

A ação é destinada a idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidade comprovada que residem em Natal. É preciso apresentar documento pessoal com foto (RG e CPF), comprovante de residência em Natal, Cartão SUS e comprovação de comorbidade. 

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é de que realizem o exame quem tiver pelo menos sete dias de sintomas (desde o início da apresentação do quadro), e mais três dias totalmente assintomático, totalizando no mínimo dez dias. Essa testagem tem o valor epidemiológico e não se destina aos pacientes que ainda estão sintomáticos ou que nunca tiveram sintomas.

“Fazendo o teste ficamos mais seguros”, garantiu Luzinaide Maria, de 65 anos, que foi com o marido, José Jair Moraes, 66, para verificar se possuíam a infecção pelo novo coronavírus ou não. “Foi tranquilo e muito bom. Independente do resultado vamos continuar mantendo os cuidados em casa”, disse José Moraes. 

Arena das Dunas
A primeira etapa da realização dos testes rápidos para detecção da Covid-19 na capital. A ação aconteceu no estacionamento da Arena das Dunas, e registrou o total de 5.425 pessoas atendidas na semana em esquema de testagem drive-thru. Nos quatro dias, 924 exames tiveram algum tipo de resultado positivo que identificou infecção para o novo coronavírus.

Recomendação
No sábado passado, dia 20, os Ministérios Públicos Federal e do Estado do Rio Grande do Norte recomendaram à Prefeitura de Natal a suspensão de testes rápidos para covid-19 em sistema de drive-thru. Segundo os órgãos, a testagem sem cadastro prévio não garante prioridade para profissionais da saúde e segurança pública e pacientes do grupo de risco. No entendimento dos promotores, com o elevado número de testes realizados, é provável o rápido esgotamento do material adquirido, sem atendimento aos casos prioritários.

No entanto, a SMS destacou que os testes rápidos foram iniciados primeiramente com os profissionais de saúde de Natal. Segundo a Prefeitura, a testagem teve início na Rede de Urgência e Emergência. Com relação a testagem dos profissionais de segurança, o Governo Federal enviou um lote de testagem que incluí esses profissionais, a compra realizada pela Prefeitura contempla profissionais de saúde e população.








Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte