Cookie Consent
Natal
Testes para covid-19 na rede de Natal precisam de indicação após consulta; veja locais
Publicado: 09:43:00 - 14/01/2022 Atualizado: 09:52:23 - 14/01/2022
Com o aumento no número de casos de covid-19 e influenza, cresceu também a demanda pela testagem para as doenças. Laboratórios privados restringiram, inicialmente, o acesso aos testes e a população também tem dúvidas sobre como podem realizar os testes na rede pública. Em Natal, há a possibilidade da testagem tanto do swab quanto o teste rápido. Porém, para a realização, é preciso que o paciente seja submetido a triagem e que o exame seja solicitado pelo médico da unidade.
Alex Régis

Leia Mais

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são 15 unidades básicas de saúde que realizam a testagem através da coleta de swab, "após triagem e consulta médica". Para a eficácia do exame, é necessário que o paciente esteja entre o 3º e 7º dia de sintomas.

Além do swab, o Município também faz o teste do antígeno, que é o teste rápido. Nesse caso, são 45 UBS que realizam a testagem, "com requisição ou triagem da equipe de enfermagem". Os testes rápidos também são realizados nos Centros de Enfrentamento às Síndromes Gripais, que funcionam no Cemure, na Cidade da Esperança, e no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal.

Apesar de não haver a confirmação oficial sobre a quantidade de testes disponíveis em cada UBS, há relatos de que vários locais estão sem testes devido à alta demanda. A sugestão é que a população tente entrar em contato antes de se deslocar até as unidades.

Veja locais para fazer o teste swab e o teste rápido:
Reprodução
Locais onde são realizados testes rápidos

Locais onde são realizados testes rápidos


Reprodução
Locais para realização de teste swab

Locais para realização de teste swab

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte