Texto dissertativo/argumentativo

Publicação: 2013-06-26 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Dicas de redação - Daniele Barros

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, ponderar sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, assim como o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático. O texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Os textos argumentativos, ao contrário do dissertativo, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

O que é um texto dissertativo-argumentativo?

O texto dissertativo-argumentativo é opinativo organizado em defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinião é fundamentada com argumentos e exemplificações, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.

Seu objetivo é, em última análise, convencer ou tentar convencer o leitor mediante a apresentação de razões, em face da evidência de provas e à luz de um raciocínio coerente e consistente.

A sua redação atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar dois princípios de estruturação:

I - Apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fecho à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo.

II- Utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.

Segue um exemplo da teoria estrutural dada pelo Enem:

TESE - É a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação.

Argumento

É a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida.

Estratégias argumentativas
São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor:

- exemplos;

- dados estatísticos;

- pesquisas;

- fatos comprováveis;

- citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;

- alusões históricas; e

- comparações entres fatos, situações, épocas ou lugares distintos.



Deixe seu comentário!

Comentários