quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Tirar o peso das costas

- Publicidade -

O STF usou o julgamento da denúncia contra Renan Calheiros para se defender da crítica de morosidade. O ministro Teori Zavascki revelou: dos cem inquéritos (Lava-Jato) que examina, 95 deles estão com PGR ou PF. “O STF não é culpado da demora”, disse. A presidente do STF, Cármen Lúcia, bateu na mesma tecla, e Ricardo Lewandowski ilustrou com o percurso da denúncia contra Renan.

As aparências
A decisão do STF atingiu em cheio a imagem do presidente do Senado, Renan Calheiros. Mas o processo contra ele não saiu do lugar, mesmo tendo se tornado réu. Um ministro do STF explica que a PGR só ganhou um novo prazo para encontrar as provas de peculato. Acrescenta que os votos do relator, Edson Fachin, e dos ministros (sete) que o acompanharam limitaram-se a dizer que havia indícios mínimos para que a PGR continuasse investigando em busca de provas.

“Duvido que esses dois milhões de pessoas tivessem consciência disso, ou de provas ilícitas, lá no Viaduto do Chá. Não vamos canonizar iniciativas populares”
Gilmar Mendes
Presidente do TSE e ministro do STF, afirmando que nem sempre as pessoas sabem o que estão assinando (sobre medidas de combate à corrupção).

Acerto de contas
Antes de o presidente do PSDB, Aécio Neves, chegar ao jantar de Eunício Oliveira, Renan Calheiros reclamou dele. Contam que disse que o tucano havia garantido que o PSDB votaria a favor da urgência para o pacote contra a corrupção. Nenhum tucano votou a favor, e Aécio ficou calado. Quando Aécio chegou, eles tiveram uma conversa individual.

O MP pediu para votar e não levou
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem apanhado pela votação do projeto anticorrupção. Isso, devido às mudanças contrárias às posições do Judiciário. Mas um aliado diz que, se ele não colocasse para votar, também seria atacado.

Garantir espaço
Senadores do PSB foram procurados para o lançamento de um candidato independente ao do líder do PMDB, Eunício Oliveira, à presidência do Senado. Os socialistas lembraram que fizeram isso, em 2015, e ficaram fora da Mesa da Casa.

Sinecura
Além da Secretaria da Transparência, está em curso na Câmara articulação para criar a Secretaria da Juventude, com direito a três secretários adjuntos. Os deputados mais novos estão de olho, para que tenham mais cargos.

Cruzada religiosa
A bancada evangélica promete ir para cima do STF, por este não considerar crime o aborto até o terceiro mês de gestação. O deputado (e homem de Deus) Sóstenes Cavalcante esbraveja: “Vamos para cima deles (ministros do Supremo). Agora, eles vão ver. Este Congresso é conservador.”

Conferir
Analistas políticos avaliam que o estrago das novas revelações da Odebrecht será menor do que o imaginado. Alegam que os nomes de peso já são públicos e que as surpresas virão com a divulgação da raia miúda do Congresso.

O PDT não vai aderir a uma campanha pelo impeachment de Temer. Quer distância do PT. Mas pode mudar, se ela contagiar as ruas.


- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas