quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Tite anuncia a lista de convocados do Brasil

- Publicidade -

Rio (AE) – O técnico Tite revelou nesta quarta-feira a lista com o nome dos 24 jogadores que defenderão a seleção brasileira na disputa da Copa América, com início previsto para o próximo domingo, em solo nacional.

Tite manteve o mesmo grupo que disputou as duas últimas partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, com vitórias sobre Equador e Paraguai. A única alteração é a ausência do zagueiro Rodrigo Caio, que foi chamado nos dois jogos para substituir Thiago Silva, do Chelsea. Recuperado de lesão, o experiente zagueiro será uma das principais opções do treinador na Copa América.

O técnico Tite preferiu aproveitar o trablaho que já vem sendo feito para as Eliminatórias da Copa

Apesar da boa fase, com a liderança absoluta nas Eliminatórias, a seleção tem enfrentado tempos de intenso desgaste. Rogério Caboclo, presidente da CBF, está afastado da entidade por conta de denúncias de assédio sexual e moral vindos de uma funcionária O mandatário se diz inocente, mas a imagem está bastante arranhada, com inquéritos abertos no Ministério Público do Trabalho.

A decisão polêmica tomada por parte do Brasil em sediar a Copa América também tem sido motivos de discussões ao redor do mundo. Isso porque a pandemia de covid-19 ainda está matando milhares de pessoas diariamente no mundo todo, e no País não é diferente. Por conta disso, a Fifa investiga a CBF por possível influência política que possa acontecer na entidade que organiza o futebol brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, é totalmente a favor da realização do evento de seleções.

O caso tomou impacto tão grande que, mesmo atual campeão da Copa América, o Brasil passou por questões internas. O senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, escreveu uma carta aberta onde pede aos atletas que não participem do torneio. Protesto do jogadores e até a saída do técnico do Tite também estiveram em pauta. No entanto, tanto os atletas como o técnico continuam onde estão e participarão da competição.

Os jogadores se apresentam na sexta-feira, em São Paulo. O Brasil estreia na Copa América no domingo, contra a Venezuela, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Além da seleção de Tite e do primeiro adversário, também estão no Grupo B a Colômbia, o Equador e o Peru.

Equipe não tomou as vacinas no Paraguai
A seleção brasileira voltou do Paraguai após a vitória sobre os donos da casa, por 2 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, nesta terça-feira, sem receber a primeira dose da vacina contra covid-19. Incertezas sobre a aplicação da segunda dose inviabilizaram os planos de imunização do departamento médico da CBF. Embora a vacinação não seja obrigatória para a disputa da Copa América, jogadores e funcionários que desejassem receberiam as doses.

A vacinação da seleção brasileira aconteceria na sede da Conmebol, em Assunção. A dúvida sobre a aplicação da segunda dose motivou a desistência da CBF. A confederação sul-americana recebeu 50 mil doses do laboratório chinês Sinovac Biontech para os membros das seleções e clubes de seus dez países filiados. As doses estão sendo distribuídas para os elencos profissionais do futebol sul-americano, masculinos quanto femininos. Árbitros e comissões técnicas estão incluídos.

O departamento médico da seleção esperava receber uma autorização, por meio de portaria do Ministério da Saúde, para importar as vacinas e aplicá-las no País. Mas não conseguiu. Os participantes da Copa América não entraram no grupo prioritário, medida que foi adotada para os atletas que vão disputar os Jogos de Tóquio.

Também existe preocupação do corpo médico da seleção quando ao melhor momento de aplicação da segunda dose. As vacinas da Sinovac precisam ser aplicados com um intervalo de até 28 dias. Com isso, a imunização seria completada durante a Copa América, o que não é recomendado. Existe ainda possibilidade de reações após a vacinação, como febre e dores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas