terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Tite pode garantir Brasil na Copa pela segunda vez

- Publicidade -
São Paulo (AE) – Tite planejou virar o ano com a vaga para a Copa do Mundo do Catar garantida e está a um passo de concretizar sua missão. Basta ganhar o próximo jogo, diante da Colômbia, na Neo Química Arena, casa onde ele se destacou no comando do Corinthians e na qual já havia levado a seleção ao Mundial da Rússia, após 3 a 0 no Paraguai.
Com uma forte campanha nas eliminatórias, Tite está a uma vitória de garantir a vaga no Catar
Foi na Neo Química Arena que Tite recebeu a última taça no comando de um clube antes de ser convidado para dirigir a equipe nacional. O treinador ganhou o Brasileirão de 2015. No ano seguinte, foi confirmado como comandante da equipe nacional. Lá, em março de 2017, levou a seleção aos 33 pontos nas Eliminatórias e, pouco tempo depois de vencer os paraguaios com gols de Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo, festejou a classificação com derrota do Uruguai para o Peru.
Líder com tranquilidade, a seleção brasileira necessita de apenas mais uma vitória na atual edição das Eliminatórias para confirmar ao menos o quarto lugar, suficiente para a vaga. O jogo é um confronto direto e serviria para o Brasil não ser mais alcançado pelos colombianos, o que garantiria ao menos a quarta colocação.
Ganhar significa abrir 18 pontos sobre a Colômbia restando somente cinco rodadas, ou 15 pontos em disputa. O Chile, hoje em sexto, só chega no máximo aos 31. Cravar a vaga no Catar significa ao técnico Tite a possibilidade de fazer mais testes na equipe.
A confiança na classificação para a próxima janela é tão grande que já há agendada uma viagem de comitiva da seleção brasileira ao Catar, no fim do ano, para avaliar hotéis para a concentração no país da Copa e possíveis locais de treinamentos.
RAPHINHA
Tite evitou um entusiasmo maior com a atuação de Raphinha na vitória sobre o Uruguai, por 4 a 1, em Manaus, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O atleta do Leeds foi autor de dois gols e um dos destaques da partida.
“Continua com calma. É um processo. A gente tem discernimento, tem constatação da grande atuação sim. Mas senão daqui a pouco a gente acha que é o pico da montanha. Vai oscilar. É normal. É jovem. Fez grande jogo, mas tem que ter bom senso e serenidade nas avaliações”, disse o treinador, após a décima vitória da equipe, após 11 partidas disputadas.
O treinador demonstrou serenidade também ao analisar a atuação da equipe como um todo. “Foi grande jogo, teve solidez. Futebol é relação de conjunto, peso, contrapeso. Foi grande jogo sim. Serve como avaliação de um aberto, externo, com Paquetá, Neymar e Alex Sandro mais entrosados no setor esquerdo. Neymar com liberdade habitual no processo criativo. Às vezes o jogo permite Fred saindo um pouco mais, para fazer pressão e recomposição. A gente vai reestruturando, criando solidez.”
O Brasil volta a campo em novembro, quando vai enfrentar a Colômbia, na Neo Química Arena, em São Paulo, e a Argentina, em San Juan. Com 31 pontos, invicta, a seleção está praticamente classificada para o Mundial do Catar, em 2022.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas