quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Tite quer amadurecer o elenco

- Publicidade -

O técnico Tite iniciou nesta semana o ciclo da seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar. Em New Jersey, nos Estados Unidos, para os amistosos contra a equipe local, nesta sexta-feira, e El Salvador, na próxima terça, o comandante exaltou a oportunidade que está dando a novos jogadores depois da disputa do Mundial na Rússia.

O atacante Everton do Grêmio e o meio-campista Lucas Paquetá, do Flamengo são dois exemplos de jovens no novo time de Tite

O atacante Everton do Grêmio e o meio-campista Lucas Paquetá, do
Flamengo são dois exemplos de jovens no novo time de Tite

Tite comandou o primeiro treinamento desta nova fase de trabalho. Ele reuniu jogadores experientes que disputaram a Copa do Mundo há dois meses e outros que foram convocados pela primeira vez – entre eles o goleiro Hugo (Flamengo), os meio-campistas Andreas Pereira (Manchester United) e Lucas Paquetá (Flamengo) e os atacantes Everton (Grêmio) e Richarlison (Everton). Outras novidades da seleção são o zagueiro Dedé (Cruzeiro) e o lateral-direito Militão (Porto).

“O momento é de oportunidade para atletas novos ou jovens. Normalmente esses jovens estão associados à idade, sim. Tu pega de 27 anos para baixo e aí tu tem uma possibilidade de tê-los para a Copa, para amadurecê-los para a Copa, utilizando nas posições e funções onde eles jogam nas suas equipes”, disse Tite em entrevista concedida ao site oficial da CBF.

“Para que as pessoas entendam: para que não venham na seleção para executar alguma coisa que não esteja treinado, afinado, com confiança para executar. E esse cuidado eu tenho. Colocá-lo na seleção de uma forma parecida. É a oportunidade desses atletas”, afirmou o treinador sobre a dificuldade que tem em contar com os jogadores nas datas Fifa para um pequeno período de treinamentos e jogos.

Com essa preocupação, Tite procura se adaptar ao momento para ter o melhor de cada um na equipe. “A grande dificuldade de adaptação de técnico de clube para seleção é que tu não tem o envolvimento diário. Quando inicia uma nova etapa, é preciso acelerar esse processo. Você vê que a gente já procura fazer trabalhos específicos com bola na posição, função de cada um. Abrir mão, por vezes, do aspecto físico. Às vezes até da própria viagem para acelerar esse processo todo”, completou.

Entre os jovens aos quais Tite se refere, dois devem entrar em campo nesses amistosos. Lucas Paquetá e Everton, dois dos novatos convocados  demonstraram entusiasmo com a possibilidade de vestir a “amarelinha”.

“Temos que pensar passo a passo. Primeiro ser convocado, deixar uma boa impressão para voltar nos próximos amistosos. Tem que ser o pensamento para alcançar os objetivos. A Copa ainda está longe, tenho esperança, mas preciso viver o hoje para alcançar esse objetivo”, analisou Paquetá.

Nem o fato de atuar em uma posição que poderia suprir a ausência de um “ritmista” na equipe de Tite fez o jogador de 21 anos perder o foco. “É uma posição que eu sempre joguei desde a base. Mas tenho que estar pronto para entrar e dar meu melhor em qualquer parte do campo”, concluiu.

Everton, que vive grande momento pelo Grêmio, também se apresentou apto a atuar onde for necessário com a camisa verde e amarela. “Futebol de hoje em dia enaltece a versatilidade no ataque, atuar dos dois lados do campo, por dentro, como ‘falso 9’ como venho atuando no Grêmio às vezes. Estou pronto, preparado para o que o professor precisar. De ambos os lados temos opções de alto nível e quero aprender com eles.”

O atacante, de 22 anos, fez questão de destacar o trabalho do técnico Renato Gaúcho para atingir a boa fase. “Renato é um cara que sempre procura conversar com quem ele tem em mãos. Foi o que fiz no clube que me trouxe à seleção. Ele me disse para fazer o mesmo que o trabalho iria evoluir e dar certo”, afirmou o gremista, que considera estar na seleção no momento certo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas