quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Tite Ti

- Publicidade -
A novela da Globo, veiculada em 1985 (depois foi refilmada) foi batizada como Tititi em homenagem a uma expressão da época que significava “ficar de conversinha”, ruido de pessoas falando, etc.  Hoje, 33 anos depois, o Tititi, na Seleção Brasileira, virou Tite Ti. Quem acompanha a equipe Canarinha sob o comando de Tite já sabe: quando tem treino fantasma também tem muita orientação do técnico.

Tite, treinador da seleção brasileira


Tite, treinador da seleção brasileira

Nesses dias, como de costume, foi possível ouvir as já tradicionais expressões do técnico para orientar seus jogadores. “Faz chacrinha” e “tira onda”, por exemplo, servem para mandar o meias trocarem passes envolvendo o adversário, como explicou o meia Fred.

“Chacrinha é tocar a bola perto um do outro, jogar junto, colocar o adversário na roda, tipo um bobinho”, contou o meia Fred na coletiva de imprensa após o treinamento.

Nos treinos também pode-se ouvir: Treinabilidade – a capacidade de treinar bem; “gol de chiripa” – é um sinônimo de bambúrrio ou sorte no jogo; “compete” – chegar firme no adversário, entre outras.

O interessante é que o técnico se meteu em uma discussão justamente por pedir a um colega de profissão que falasse menos. O treinador já chegou a trocar farpas com o colega de profissão Felipão, também ex-comandante da Seleção Brasileira, e ficou famoso pela frase: “Fala Muito”.

A briga aconteceu num clássico entre Palmeiras (Felipão) e Corinthians (Tite). Tite já estava aborrecido com Felipão pela declaração de ‘piedade’ do treinador palmeirense, que declarou que deixaria o rival vencer o primeiro clássico entre as duas equipes em fevereiro daquele ano, para evitar a demissão de Tite, que estava sendo pressionado pela diretoria do Corinthians após a derrota para o Tolima e a eliminação na Libertadores.

O ápice veio quando os treinadores bateram boca dentro de campo. Após a expulsão de Danilo, Luiz Felipe Scolari reclamou com a arbitragem e também foi para o vestiário mais cedo. Tite, então, provocou Felipão e disse que o treinador do Palmeiras estava falando demais. “Você está falando muito, Faaaaala muuuuito (gesticulando com a mão)”, afirmou Tite. Já Felipão respondeu com gestos que o Palmeiras estava sendo roubado pelo árbitro.

Brasil X Argentina
O Brasil encara a Argentina na próxima terça às 15h (horário de Brasília). O time comandado por Tite completa a turnê pela Arábia Saudita e o técnico esperar tirar boas conclusões nessas duas partidas.

Sobre novas experiências na equipe Tite afirmou que: “O técnico tenta manter uma estrutura base, e dar oportunidade aos atletas, não experimentar. Atletas de alto nível a gente oportuniza. Mantém uma estrutura e oportuniza para que possam desenvolver melhor”.

A Argentina, que ainda não se encontrou, terá uma grande ausência. O camisa 10 Messi não foi convocado. Já o Brasil estará completo em campo.

Novo amistoso
A CBF confirmou que o Brasil enfrentará o Uruguai no dia 16 de novembro, no Emirates Stadium, do Arsenal, em Londres. O jogo está marcado para as 17h, pelo horário de Brasília.

O adversário do segundo amistoso do mesmo período, que compreende os dias 12 e 20 de novembro, ainda não foi confirmado. A provável data da outra partida, que será a última da seleção neste ano, é o dia 20. Mas a meta da CBF é escolher um rival mais competitivo, à semelhança do Uruguai, que parou nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, assim como o Brasil – os uruguaios foram eliminados pela França, que viria a ficar com o título.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas