quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Título indesejável

- Publicidade -

Se fosse possível ao América FC apagar tudo o que ficou pra trás nesse primeiro turno concluído domingo, não há dúvida de que a nação americana penhoradamente agradeceria. Em qualquer  atividade onde haja competição, é sempre desagradável ser o último colocado. É o candidato que se submete a um concurso público, é um grupo que vai disputar pouquíssimas vagas, e um dos concorrentes é o de nota mais baixa, e até mesmo num simples torneio de pelada reunindo veteranos, nenhum time admite ser o lanterna. Pior ainda quando a competição se alonga e aquele clube esta sempre em último lugar. Aí, a coisa vira chacota, porque é desprezível o título de lanterninha.

Título (2)

No caso do América, a posição se torna mais incômoda na medida em que, mesmo que alcance três vitórias seguidas e o Náutico estacione nos 20 pontos que já tem, ainda assim a equipe americana não o alcançará, fazendo lembrar que o próprio Náutico já esteve na lanterna, conseqüentemente, atrás do América. Flamengo e Juventude, os dois que completam o quarteto da zona de rebaixamento, têm 16 pontos, com o Rubro-negro tendo ainda três jogos a menos.

Título (3)

A campanha que o América cumpriu em 98, quando foi rebaixado para a Série B, é sempre citada como exemplo como uma jornada desastrada. Naquele ano, ao somar 12 pontos dos 69 possíveis (duas vitórias e seis empates em 23 partidas), o clube rubro teve aproveitamento de 14,49%, enquanto agora em 2007, em 57 pontos possíveis (19 jogos realizados) o aproveitamento é praticamente igual, ou seja, 14,49%. Naquele ano, o número de clubes era maior (24), porém a disputa foi num turno único.

Erros no apito

Apesar do analista de arbitragem da Rádio Globo/RN, o companheiro César Virgílio, ser às vezes generoso na análise dos árbitros que nos visitam, a televisão tem mostrado erros os mais cabeludos nos jogos fora de Natal. Na partida Figueirense x Botafogo, domingo, o assistente mato-grossense Adnilson Pinheiro deixou de dar impedimento de um jogador do Figueira e, na seqüência do lance, quatro jogadores impedidos, num flagrante prejuízo  para o Botafogo.

Erros (2)

O primeiro jogador impedido (a Globo fez repeteco várias vezes do lance) não foi o autor do gol do Figueirense, mas foi o iniciador do lance que redundou no empate ao chutar, o goleiro espalmar e o companheiro de equipe mandar a bola para as redes, igualando o placar. No jogo Confiança x ABC, Ricardo Silva também registrou como erro de arbitragem um gol anulado do ABC quando o placar ainda estava em 0x0.

Consulta

O leitor Júlio Santos Júnior me manda e-mail querendo saber se esse jogo do América, domingo, em São Januário, é a primeira  visita que o time rubro faz a São Januário após a tremenda zebra de 75, quando derrotou o Vasco, também pela Série A, por  1×0, gol de Washington.

Consulta (2)

A resposta é não, meu caro Júlio. Valendo a Copa do Brasil de 99, no primeiro jogo em Natal deu Vasco 1×0, gol de Luizão, e na partida de volta, em São Januário, o time cruzmaltino repetiu a vitória, mas com o placar de 2×0, gols de Ramon e Guilherme.

Repeteco

Será que o ABC vai repetir, agora na segunda fase,  a mesma   seqüência de resultados da fase anterior? O time alvinegro estreou com derrotado fora, e depois se recuperou com aproveitamento de 100 por cento, em casa.

Repeteco (2)

Valendo somente jogos oficiais, o ABC vinha sustentando a invencibilidade diante do Confiança/SE, mas capitulou domingo  ao permitir a virada da equipe  sergipana. O time se ressentiu das ausências de Bem  Hur e Wallysson, e agora torce pela volta dos dois, amanhã.

Verdão em festa

Amanhã, será uma data especial para o Alecrim FC. Apesar da discordância de alguns pesquisadores quanto ao ano – se 1915 ou 16, uma grande corrente é pela comemoração dia 15/08/1915. Por isso, nesta quarta-feira tem missa às 19h na matriz de São Sebastião e jantar de adesão no Clube de Engenharia, ao lado da Cidade da Criança.

Missão impossível

O “impossível” aí de cima é só pra explorar o título. Na verdade, não é impossível ao América derrotar o Vasco em São Januário, mesmo o time cruzmaltino ainda invicto em seu estádio. Se acontecer, é prenúncio da reação.

Homofobia

A homofobia explícita do juiz da 9ª Vara Criminal de São Paulo, Manoel Maximiano Junqueira contra o jovem defensor do São Paulo FC,  o natalense Richarlyson, continua rendendo grandes espaços na imprensa sulista. O magistrado taxou o jogador, de homossexual, irritando os grupos gays de todo o Brasil, inclusive com três pedidos oficiais de afastamento desse juiz. No despacho, citou a frase “futebol é jogo viril, jamais para homossexuais”.  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas