quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

TN Business recebe Marcelo Alecrim

- Publicidade -

A edição da Live TN Business da quarta-feira (9),  comandada pelo consultor Flávio Oliveira, contou com a participação do empresário Marcelo Alecrim. Como gestor de uma grande empresa, o convidado conversou sobre a experiência do seu negócio durante a pandemia da covid-19 e perspectivas da gestão, inovação e empreendedorismo para o pós-pandemia.
Durante a live, Marcelo Alecrim destacou que é preciso montar equipes em busca de bons resultados
Marcelo Alecrim é presidente do  Conselho de Administração da ALE, distribuidora de combustíveis. A empresa teve que readequar a rotina de trabalho dos seus 1.300 funcionários, com parte deles tendo que trabalhar em regime de home office durante a pandemia. E mesmo num cenário imprevisível, o empresário celebrou que as vendas só tenham caído 4% no período.

O setor agropecuário, que a despeito da queda de 9,7% do PIB nacional no segundo trimestre deste ano registrou aumento no período, foi um motor importante para que a queda na venda de combustíveis não tenha sido maior. O consumo no interior do país, onde o agronegócio funciona, supriu a perda de demanda na capital, que chegou a atingir 80%, segundo informou Marcelo Alecrim.

Em situações excepcionais, o segredo para passar por elas é ter um time bem formado. “Eu acho que a gente escolhe bons amigos para estudar, para jogar futebol […], e você tem que formar bons amigos para o trabalho. Formar uma equipe, formar um DNA para uma empresa é muito importante. Foi dentro disso que a gente teve sucesso para chegar onde chegamos”, afirmou o empresário.

Marcelo Alecrim lembrou do início dele e como o foi expandindo. Além de um time conciso, a sede de inovação é uma das chaves para o sucesso. A ideia de sempre aperfeiçoar o produto ou serviço não pode ser passageira. Para obter isso na prática, ele destacou que é preciso ter humildade para aprender o máximo possível.

“Ter um time, ser persistente e ser vendedor. Você tem que convencer que tem um bom negócio”, essa é a dica que Marcelo deu aos empreendedores iniciantes durante a live. “Não existe empreendedor tímido. Você tem que ir bater na porta e ver se ela está aberta. Tem gente que nem na porta bate. Então é aí onde nasce e onde morre”, enfatizou o empresário.

O “custo Brasil”, por outro lado é um ponto que independe do empreendedor, mas que o afeta, principalmente se ele for pequeno, de acordo com Marcelo Alecrim. O termo que ele usou se refere ao peso dos impostos e a burocracia que existe no país para quem busca empreender. No entanto, ele falou que o cenário é melhor hoje do que se comparado a quando ele começou o seu negócio. Dentre outras entidades, o empresário citou o Sebrae como um ente apoiador que faz a diferença.

Petrobras no RN

Durante a live, Flávio pediu as impressões do convidado sobre o anúncio da Petrobras da venda de ativos no Estado. Marcelo Alecrim disse só ter um medo: que quem venha gerir os ativos não produza nada para o Rio Grande do Norte.

Como o Estado dá uma série de benefícios para o setor de exploração petrolífera, Marcelo propôs que seja cobrado um plano de negócios para as eventuais empresas que venham cobrir o espaço deixado pela Petrobras a fim de garantir um retorno ao Rio Grande do Norte.

“O Governo do Estado precisa ter esse compromisso que eles vão explorar mais, porque se tirar mais petróleo do Estado, já que o ciclo de petróleo vai acabar, é mais royalties, é mais emprego, é melhor para os municípios”, explicou o empresário.

Além da Petrobras no Rio Grande do Norte, assunto já debatido no TN Business com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a mobilidade urbana também foi outro ponto citado durante a conversa.  Marcelo Alecrim reforçou a importância do transporte público para a economia das cidades.

O Programa

Um bate-papo com uma hora de duração é veiculado semanalmente, às 18h, sempre às quartas-feiras. A transmissão é feita a partir da TV Tribuna, ou canal do Sistema no YouTube e retransmitida no portal. A Live TN Business tem participação de empresários, executivos e novos empreendedores, falando sobre suas ideias, trabalhos e como obter sucesso em negócios.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas