TN e Receita tiram dúvidas sobre o Imposto de Renda

Publicação: 2013-04-25 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A TRIBUNA DO NORTE recebeu ontem auditores fiscais da Receita Federal para um chat com os internautas sobre a declaração de Imposto de Renda. Durante uma hora e meia, os leitores puderam tirar dúvidas. O internauta Douglas foi um  dos que participaram. Ele quis saber  qual é a renda mínima anual para ser obrigado a declarar o imposto.  “Em relação aos rendimentos tributáveis, está obrigada a declarar a pessoa que ganhou acima de R$ 24.556,65. Existem outras situações que obrigam o contribuinte a apresentar a declaração”, respondeu a Receita.
Hudson HelderJornalistas da Tribuna do Norte e auditores da Receita Federal interagiram com os contribuintesJornalistas da Tribuna do Norte e auditores da Receita Federal interagiram com os contribuintes

Entre outros dúvidas, os contribuintes também perguntaram quem podem incluir como dependentes, como devem declarar móveis e imóveis e também sobre quando vão receber a restituição do imposto. “A partir do mês de junho, mês a mês, sairão os lotes de restituição. Por volta do dia 14 de cada mês será possível consultar no site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br) se você consta no lote”, esclareceu a Receita.

As dúvidas que não foram respondidas podem ser encaminhadas para a coluna Pergunte ao Leão, que é publicada diariamente - até o dia 30 de abril - no caderno de economia da TRIBUNA DO NORTE, com respostas de auditores da Delegacia da Receita Federal em Natal. As perguntas para a coluna devem ser enviadas para o e-mail  irpf@tribunadonorte.com.br.

De acordo com a auditora fiscal Andrea Albuquerque, que participou do chat pelo segundo ano consecutivo, as dúvidas tiradas durante o bate-papo são comuns em grande parte da população. “Foram perguntas desde as mais básicas, de quem declarou o Imposto de Renda pela primeira vez, até questionamentos mais complexos. Foi um chat bastante positivo”, disse.

Na opinião do supervisor do Imposto de Renda no estado, Blidenor Braz Baracho, que também participou do bate-papo com os internautas, a população está mais esclarecida sobre o Imposto de Renda do que em anos anteriores. “Com a iniciativa da imprensa em trazer essa discussão, com vídeos de escritórios de contabilidade, que são verdadeiras aulas, todos estão mais por dentro do assunto. Prova disso é o esvaziamento do nosso atendimento pessoal”, avaliou Blidenor. Devido ao excesso de participantes no chat, alguns internautas ficaram sem resposta. Porém, os auditores fiscais que atuam no Rio Grande do Norte garantiram que todas as dúvidas que forem encaminhadas para o e-mail da coluna serão esclarecidas.

“Estamos à disposição para facilitar as declarações e tirar todas as dúvidas”, garantiu o auditor Sílvio de Almeida, que também participou do chat.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários