TN recebe prêmio internacional

Publicação: 2015-10-22 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Tribuna do Norte recebe hoje o seu primeiro prêmio internacional. Às 14h, no horário de Natal, as jornalistas Renata Moura e Cledivânia Pereira estarão na Casa da America, em Madri, na Espanha, onde receberão a homenagem por terem vencido o Prêmio de Jornalismo Econômico Iberoamericano, promovido em sua 5ª edição pela escola de negócios IE Business School. A reportagem “Competitividade – a batalha brasileira em tempos de crise”, veiculada no dia 25 de maio deste ano, é uma das quatro vencedoras entre os mais de 250 trabalhos inscritos, procedentes de aproximadamente 100 meios de comunicação da América Latina. A reportagem da TN é a única brasileira premiada.
Arquivo TNReportagem vencedora Prêmio de Jornalismo Econômico Iberoamericano demandou três mesesReportagem vencedora Prêmio de Jornalismo Econômico Iberoamericano demandou três meses

A IE Business School dividiu os artigos, reportagens, entrevistas e outros formatos informativos em duas categorias: Prensa Diária (jornalismo diário) e Prensa No Diaria. “Ciencia Made in Chile” do Diario Financiero, do Chile, e “Competitividade – a batalha brasileira em tempos de crise”, da TRIBUNA DO NORTE, são as vencedoras na categoria “Prensa Diaria”, em que havia 10 finalistas - do Chile, Colômbia,  Guatemala, Perú, Nicaragua e Brasil (os jornais Zero Hora e ABC Domingo eram os veículos brasileiros também na disputa).

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE que está entre as vencedoras (www.tribunadonorte.com.br/competitividade) fala sobre as turbulências na economia brasileira e estratégias das empresas para atravessar o período. Há textos, videoreportagens e infográficos, em conteúdo produzido pelas jornalistas Renata Moura (editora de economia), Cledivânia Pereira (editora executiva) e pela equipe da TV Tribuna (Bernardo Luiz, Bárbara Azevedo e Victor Ciríaco). As artes são de Camila Cahú e o website foi desenvolvido por Thiago Lopes e Vinícius Pereira.

“A reportagem vencedora do prêmio demandou três meses de trabalho intensivo e um grande engajamento da equipe. Isso também torna esse reconhecimento especial. Depois de tanto esforço, somos o único veículo representando o Brasil este ano”, disse Renata Moura. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento internacional que mostra as novas possibilidades do jornalismo moderno. Vencer esse prêmio com uma reportagem online confirma que o nosso trabalho - produzido com realidade local - pode ultrapassar barreiras geográficas de culturais”, completou Cledivânia Pereira.

O diretor de redação da TRIBUNA DO NORTE, Carlos Peixoto, lembra que houve a preocupação de abordar o aspecto local, sem deixar o enfoque restrito ao Rio Grande do Norte. “A questão da competitividade é permanente e níveis altos de competitividade são base para a eficiência em qualquer atividade. Esse enfoque está bem mostrado na reportagem, tanto, que ela pode concorrer a um prêmio internacional, ser lida e entendida fora do mercado em que a TRIBUNA DO NORTE atua”, diz.

Outros premiados
Na categoria “Prensa No Diaria” - que tinha outros 10 finalistas - venceram a revista El Financiero (da Costa Rica), com “Dispositivos médicos asumen liderato”, de  Evelyn Fernandez; e a  Forbes México, com a reportagem  “Emprender entre escombros”, de Genaro Mejía. Do Brasil, a revista Exame concorria.

O júri que escolheu os ganhadores é formando por jornalistas de meios de comunicação internacionais, como CNN e Wall Street Journal, além de membros da IE Business School, CAF (banco de desenvolvimento de América Latina) e grupo Softland, assim  como por jornalistas que venceram em edições anteriores.

Como “premiados especiais”, eles elegeram -  pelo trabalho de promoção da cultura econômica e empreendedora, na América Latina - o Portafolio, diario econômico do grupo El Tiempo, da Colômbia, e o suplemento Comunidad de Negocios, do diário argentino La Nacion.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários