TN terá fascículos e aulas de revisão

Publicação: 2017-08-06 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Aura Mazda
Repórter

Faltando exatamente três meses do início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a TRIBUNA DO NORTE em parceria com o SAS Plataforma de Educação, CEI Romualdo Galvão e Uni-RN lançam, na próxima quarta-feira (9), o projeto #TNnoEnem, que oferecerá fascículos e vídeo-aulas de revisão de todas as áreas de conhecimento exigidas no certame, além de simulados e gabaritos. Todo o material será disponibilizado gratuitamente no Portal TRIBUNA DO NORTE, com ampla divulgação nas redes sociais da TN (Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp).

Em todas as quartas-feiras deste mês, setembro e de outubro, as vídeo-aulas  serão divulgadas junto com áudios (podcast) com comentários complementares ao conteúdo. O projeto é divido em 17 fascículos com eixos temáticos diferentes, com seis questões. O conteúdo será abordado pela equipe do SAS  Plataforma de Educação e CEI Romualdo Galvão. O primeiro será “Ciências Humanas e suas tecnologias”.
Sanzya Costa, gerente comercial da TN, explica que o TNnoENEM deste ano busca criar uma ferramenta que integre conteúdos relevantes
Sanzya Costa, gerente comercial da TN, explica que o TNnoENEM deste ano busca criar uma ferramenta que integre conteúdos relevantes

“Criamos um hotsite com conteúdo exclusivo, como diferencial para o #TNnoENEM’17. O projeto foi pensado para dar um suporte maior ao aluno, para que ele se prepare melhor e sirva como revisão para as provas do Enem. Buscamos parceiros, o SAS, que hoje é uma das maiores plataformas do Brasil em conteúdo para educação. O projeto busca criar uma ferramenta que integre vários conteúdos relevantes para o aluno com muita qualidade. Para isso foi fundamental a participação dos parceiros: SAS, CEI Romualdo Galvão e UNI-RN. A ideia é que o estudante possa se identificar e buscar conteúdo de qualidade”, disse Sanzya Costa, gerente comercial da TRIBUNA DO NORTE.

O diretor de ensino e inovações educacionais do SAS, Ademar Celedônio, ressaltou a parceria como um instrumento que mantém o compromisso social de promover a educação ao disponibilizar um conteúdo gratuito focado na preparação de alunos para o Enem, principal forma de ingresso em universidades.  “Estamos a 90 dias da prova. O projeto constitui em  passar por todas as competências e habilidades da prova, vamos mostrar por exercícios e aulas o que o Enem aborda”, disse o diretor da plataforma.

O SAS Plataforma de Educação existe há 13 anos no mercado. Hoje são mais de 620 escolas no Brasil inteiro utilizando suas soluções educacionais, em 285 municípios. São mais de 600 aprovações em medicina. A escola de referência do SAS, Colégio Ari de Sá Cavalcante, no Ceará, teve mais de 40 aprovações no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME) no ano passado. Em 2015, a escola alcançou o 3º lugar no ranking do Enem Brasil.
A diretora pedagógica do CEI Romualdo, Cristine Rosado destaca a possibilidade de muitas pessoas terem acesso a material de qualidade
A diretora pedagógica do CEI Romualdo, Cristine Rosado destaca a possibilidade de muitas pessoas terem acesso a material de qualidade

“Vamos mostrar com uma linguagem clara, através de exercícios e vídeo aula os assuntos abordados na prova do Enem. Neste momento, recomendo que os alunos foquem naquilo que conhece, aprender coisa nova nessa reta pode não ser tão interessante. Resolver provas anteriores e exercícios pode ser bom”, explicou  Ademar Celedônio.

“O projeto da TN para o Enem é um exemplo de como o jornalismo pode se posicionar dentro da nova realidade de mercado e interesses do público leitor, aliando informações e conhecimentos, explorando todas as possibilidades de uma plataforma digital e potencializando os recursos da interatividade”, avaliou o diretor de redação da TN, Carlos Peixoto.

Adotado desde 2009 como forma de ingresso em instituições públicas de ensino superior, o Enem prioriza a interdisciplinaridade em cada competência cobrada no certame (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias).

CEI Romualdo e Uni-RN são parceiros do projeto


Um dos parceiros do projeto TNnoENEM é o CEI Romualdo Galvão. A diretora pedagógica, Cristine Rosado avaliou que a parceria com a Tribuna do Norte possibilita que muitas pessoas possam ter acesso ao conteúdo para se preparar para o Enem. “Quando o projeto nos chegou a nossa grande alegria foi de poder compartilhar com mais pessoas que talvez nem tenham a possibilidade ou não fez a escolha de estudar no CEI Romualdo. Nós sentimos que esta equipe tem muito o que contribuir no processo, porque trabalha interdisciplinarmente, que não é tão simples. A TN fez uma parceria também o SAS, que é uma referência em aprovação do Enem e nós vamos complementar com nossas observações, o que pode agregar valor”, disse a diretora pedagógica, explicando que o primeiro conteúdo oferecido pelo CEI será com um psicólogo.
O reitor da Uni-RN, Daladier Pessoa Cunha Lima ressaltou a importância do Enem como principal forma de ingresso ao ensino superior
O reitor da Uni-RN, Daladier Pessoa Cunha Lima ressaltou a importância do Enem como principal forma de ingresso ao ensino superior

O reitor da UNI-RN, Daladier Pessoa Cunha Lima ressaltou a importância do Enem como principal forma de ingresso em instituições de nível superior. Ele destacou a UNI-RN como uma boa possibilidade as pessoas que quiserem cursar o nível superior e obter habilidades para entrar no mercado de trabalho. “Quando fomos procurados verificamos duas coisas essenciais, a primeira é a TRIBUNA DO NORTE, que merece toda confiabilidade e credibilidade e o segundo o colégio Ari de Sá, que também participa da iniciativa oferecendo aulas. Tivemos a confiança de que o nome do UNI-RN poderiam se associar a essas duas empresas”, disse o reitor.

Atualmente, o UNI-RN oferece 15 cursos de graduação. “Os alunos que fazem provas podem ver o Uni-RN como uma opção de qualidade para fazerem seus estudos superiores e receberem grau acadêmico, que habilitam uma pessoa a exercerem uma profissão”, disse Daladier Pessoa.

Saiba Mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá pelo menos 6.135.418 candidatos, segundo balanço divulgado  pelo Ministério da Educação (MEC). O número poderá mudar, pois a pasta ainda recebe recursos dos estudantes. Ao todo, 7.603.290 fizeram a inscrição no sistema entre os dias 8 e 19 de maio. As inscrições só são confirmadas após o pagamento da taxa do exame que, neste ano, foi de R$ 82.

Neste ano, o Enem será nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado pode ser usado para concorrer a vagas em instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários