#TNnoENEM publica 3º fascículo nesta quinta-feira, 26

Publicação: 2020-11-26 00:00:00
Até a véspera do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema Tribuna do Norte de Comunicação publicará uma série de fascículos preparatórios para todos os candidatos que pretendem ingressar na graduação no Brasil e em algumas Universidades de Portugal. É o #TnnoENEM, que nesta quinta-feira (26) publica mais um caderno no hotsite enem.tribunadonorte.com.br com questões da área de Matemática e suas Tecnologias.  

Créditos: RICARDO ARAÚJOFascículo traz questões relativas à Matemática e suas TecnologiasFascículo traz questões relativas à Matemática e suas Tecnologias

“Este é o primeiro fascículo do Projeto ENEM a abordar a área de Matemática. Com isso, identificaremos os conteúdos que mais costumam cair e perceber que, em sua maioria, são assuntos vistos, inicialmente, no Ensino Fundamental e que se relacionam em muito com situações do cotidiano. As grandes áreas da Matemática são as que têm mais destaque e podem ser elencadas como as mais recorrentes. Geometria aparece em quase um quarto de todas as questões do Exame de 2009 até hoje, com 23,5%; tal número engloba todas as especificações da Geometria, como plana, espacial e analítica. Em seguida, a Aritmética tem mais recorrência, aparecendo em 12,4% das questões”, destaca o texto introdutório do fascículo.

Ao todo, serão 17 fascículos com conteúdo prático, incluindo videoaulas, dicas e comentários sobre os temas das questões do maior exame de acesso ao ensino superior no Brasil, além de simulado e podcasts no rádio. Neste ano, enquanto estudam, os candidatos participam de promoções e poderão ganhar bônus dos parceiros do projeto, como o Over Colégio e Curso, Universidade Potiguar (UnP) e SAS - Plataforma de Educação.

Para ter acesso ao conteúdo, basta acessar o hotsite #TNnoENEM, hospedado no portal da Tribuna do Norte. Pelo jornal impresso também é possível o acesso integral através da ferramenta QR Code. Cada fascículo terá um texto introdutório, referente à área de conhecimento, seguido de 18 questões para os alunos resolverem. 

Neste ano, o projeto #TNnoENEM apresenta alguns diferenciais, como o “Webinar”, que será uma transmissão ao vivo com os professores que discutirão os principais assuntos das provas; o conteúdo do Raio-X do ENEM, que será disponibilizado no jornal  impresso para que os alunos possam aprofundar os conhecimentos; e um simulado mais ajustado à realidade do Exame, para que os candidatos avaliem como está a preparação.

Além do portal, o material do #TNnoENEM será publicado pelos perfis do Instagram e Facebook da TRIBUNA DO NORTE e em formato de podcasts e programetes na programação da rádio Jovem Pan News Natal.

Até janeiro
O #TNnoENEM vai auxiliar os candidatos até janeiro de 2021, quando as provas serão realizadas. A edição do Enem deste ano estava agendada originalmente para este mês de novembro, mas foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. Com a remarcação das datas, o Enem de 2020 agora será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro (prova impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital).

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas para o Enem 2020. Desse total, 5.687.271 correspondem a inscritos na versão impressa do exame, enquanto 96.086 pessoas optaram por fazer a versão digital. 
O Inep confirmou 129.033 candidatos potiguares que se inscreveram para o Enem impresso e 2.126 para o Enem Digital,  131.159 inscritos no RN.