#TNnoENEM reforça preparação dos alunos

Publicação: 2020-11-22 00:00:00
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio já contam com o reforço do projeto #TNnoENEM, oferecido pelo Sistema TRIBUNA DO NORTE de Comunicação, em parceria com o Over Colégio e Curso, Universidade Potiguar, SAS - Plataforma de Educação e NatalCard. A iniciativa disponibiliza fascículos com questões de provas, videoaulas, simulados, dicas de como se preparar e promoções que levam a bônus oferecidos pelos parceiros do projeto.
Créditos: Alex RégisGerente comercial da TRIBUNA DO NORTE, Thaíza Andrade adianta que projeto apresenta diferenciais, como o Webinar, uma transmissão ao vivo com professoresGerente comercial da TRIBUNA DO NORTE, Thaíza Andrade adianta que projeto apresenta diferenciais, como o Webinar, uma transmissão ao vivo com professores

saiba mais

Tudo isso através do hotsite hospedado no portal da TRIBUNA DO NORTE (tribunadonorte.com.br/enem), cujo conteúdo se estende às redes sociais da Tribuna e à rádio Jovem Pan News. Pelo jornal impresso também é possível o acesso através da ferramenta de QR code.

"Em tempos de pandemia a Tribuna desenvolve esse projeto acreditando que oferece para as pessoas que estão disputando uma vaga, uma excelente ferramenta, até pela qualidade dos parceiros envolvidos e da transmissão desse conteúdo, para ajudar quem quer conquistar uma vaga no Enem" destacou o diretor de Redação da TRIBUNA DO NORTE, Everton Dantas.

Ele ressalta que o projeto ganha uma importância ainda maior devido às dificuldades dos estudantes se prepararem no contexto do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. "Se nos anos anteriores já se mostrava como um projeto importante, nesse ano de pandemia em que muitas pessoas não puderam ter aulas presenciais, é uma ponte maior, um diferencial para promover a educação. A gente espera contribuir para que muitas pessoas consigam a aprovação com a ajuda desse projeto que está disponível gratuitamente para todos através das plataformas digitais", pontuou.

Os fascículos estão sendo publicados nas terças e quintas-feiras. Eles são compostos por um texto introdutório, referente à área de conhecimento, seguido de 18 questões para os alunos resolverem e videoaulas. Esse material é produzido pelo SAS-Plataforma de Educação, que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para escolas em todo o Brasil.

Na última quinta-feira (19), o primeiro fascículo trouxe questões da área de Linguagens, Códigos e Tecnologias, abordando os conteúdos que encabeçam a lista de Língua Portuguesa no Raio-X ENEM - projeto do SAS que mapeia quais os conteúdos que estiveram mais presentes nas onze últimas edições do exame.

Para a próxima terça-feira (24), o segundo fascículo abordará questões da área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e, na quinta-feira (26), Matemática e Suas Tecnologias. O primeiro ciclo se fechará no dia 30 com o 4° fascículo, que trará as questões sobre Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Depois, os temas voltam a se repetir na mesma sequência.

A gerente comercial da TRIBUNA DO NORTE, Thaíza Andrade contou que o projeto inclui ainda videoaulas exclusivas do Over Colégio e Curso, com dicas especiais nas quartas e sextas-feiras e, nas segundas e sábados, com a equipe multidisciplinar composta por psicólogos, preparadores físicos e nutricionistas da Universidade Potiguar (UnP).

"Neste ano o projeto #TNnoENEM apresenta alguns diferenciais, como o 'Webinar' que será uma transmissão ao vivo com os professores discutindo os principais assuntos das provas. Teremos também o conteúdo do Raio-X do ENEM, para que os alunos possam aprofundar os conhecimentos e um simulado mais ajustado à realidade do Exame, para que os candidatos avaliem como está a preparação", frisou.

Além disso, os estudantes poderão se divertir enquanto estudam. Ao explorar os fascículos, será possível descobrir códigos promocionais que os participantes poderão cadastrar para concorrer a bônus oferecidos pelos parceiros do projeto.

O Gerente de Tecnologias da TRIBUNA DO NORTE, Jonathas Rangel, destacou que, o formato digital contribui para que o conteúdo fique semelhante a um game. "Com isso o sistema deixa o material mais leve e divertido. Quando encontrarem os códigos promocionais aparecerá um aviso na tela. Juntando esses códigos, eles preencherão um formulário e poderão ganhar alguns prêmios”, explicou.

Além do portal, o material do #TNnoENEM está sendo publicado pelos perfis do Instagram e Facebook da TRIBUNA DO NORTE e em formato de podcasts e programetes ao longo da programação da rádio Jovem Pan News Natal. O #TNnoENEM vai auxiliar os candidatos até janeiro de 2021, quando as provas serão realizadas.

Projeto fará diferença para quem não teve aulas

A proposta do #TNnoENEM foi recebido pelas empresas parceiras como uma forma de contribuir para que todos os estudantes tenham uma ferramenta de estudos que os ajude a se preparar para as provas, especialmente aqueles que tiveram maior dificuldade neste ano em virtude do isolamento social e suspensão das aulas presenciais.

O diretor do Over Colégio e Curso, professor Carlos André, destacou que o projeto conta com o trabalho da sua equipe que é reconhecido e elogiado pela qualidade do material. "Temos uma equipe de renome e isso ajuda muito. Estamos fornecendo simulados com questões do modelo Enem familiarizando os candidatos com as provas. Com a experiência ao longo dos anos, a gente até consegue antecipar algumas questões que caem nas provas", disse.

Para ele, o #TNnoENEM servirá para a preparação dos alunos de um modo geral, especialmente os de escolas públicas. "Já faz diferença para quem está na escola privada. Para o aluno da escola pública vai ser melhor ainda. Mais do que nunca, esse conteúdo fará a diferença para quem está há meses sem aulas”, disse.

Essa contribuição conta com o conteúdo produzido pelo SAS. O professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais na plataforma, destacou que o projeto foi pensado de modo que facilite a vida do Estudante nessa reta final. "Então são desenvolvidos conteúdos através de exercícios que abrangem as competências e habilidades da matriz do Enem, para que descubram, através dessas questões, uma forma de se aproximar da realidade do exame", disse.

O SAS também pensou nos assuntos mais recorrentes das provas, como porcentagem, regra de três, juros simples, problemas de meio ambiente, além de autores da língua portuguesa mais presentes no exame, como Machado de Assis, Carlos Drumond de Andrade, Adélia Prado, Clarice Lispector, bem como questões relativas às transformações e mudanças no mundo do trabalho. "São as mais específicas possíveis para fazer com que os alunos se aproximem ao máximo da realidade das provas. Para aquelas questões que os alunos não têm condições de resolver, disponibilizamos videoaulas das resoluções das questões desses 17 fascículos”, frisou.

Apoiando o projeto desde 2018, o NatalCard reforçou seu desejo de contribuir para os alunos que buscam alcançar uma graduação universitária.  "Acreditamos que esta edição será ainda mais relevante, em razão do alcance aos alunos que na sua maioria, estão sem aula, por conta da pandemia. Desejamos que todos aproveitem esta oportunidade de aprendizagem e tenham êxito na realização dos seus sonhos", disse a Gerente Comercial da empresa, Élika Bethânia da Silva Moura de Lima.

Já a Universidade Potiguar (UnP) vai atuar antes e depois do projeto. De acordo com o gerente de marketing da instituição, Raimundo Souza, chamou a atenção o receio e insegurança que o aluno teve e continua tendo durante esse período de crise na saúde. “O aluno ficou retraído e o distanciamento prejudicou seu desenvolvimento na preparação para o Enem. Como instituição de ensino, não podíamos nos isentar de ajudar a mitigar esses efeitos”, enfatizou.

A idéia também é, passado o Enem, dar maiores condições de concorrência no programa de bolsas de estudos que a própria universidade oferece e que vai utilizar as notas do Exame.  “Eles vão se utilizar desse projeto para se antecipar a um possível ingresso na UnP, já que estaremos concedendo bolsas através da nota das provas. Só em não zerar as provas, o candidato já tem benefícios. Quanto maior a nota, maior o benefício das bolsas”, explicou Raimundo Souza.

Com estes parceiros, a Tribuna do Norte pretende ajudar a alavancar o crescimento do Estado, por meio da educação, oferecendo uma ferramenta que dê mais segurança na preparação dos futuros universitários.

#TNnoENEM: Fique por dentro

Segundas e sábados:
vídeos com orientações da equipe multidisciplinar da UnP

Terças e quintas:
Fascículos e correções das questões em videoaulas com conteúdo do SAS

Quartas e sextas:
Videoaulas com equipe do Over Colégio e Curso

Datas do Enem:

Janeiro 2021
Dia 17 = Enem impresso (1° dia)
Dia 24 = Enem impresso (2° dia)
Dia 31 = Enem Digital (1° dia)

Fevereiro 2021
Dia 7 = Enem Digital (2º dia)
Dia 24 = Enem PPL/Reaplicação (1º dia)
Dia 25 = Enem PPL/Reaplicação (2º dia)

Números:

Brasil:
5.687.271 inscritos
5.687.271 candidatos para o Enem impresso
96.086 para o Enem Digital

RN:
131.159 inscritos
129.033 candidatos no Enem impresso
2.126 candidatos no Enem Digital

Dicas práticas

Reduzir tempo de estudo
Focar em revisão com resolução de questões
Evitar adivinhar tema da redução e estudar estrutura do texto, gramática e ortografia
Manter alimentação saudável
Realizar atividades de lazer e convivência





Leia também: