Top Natal
TOP DOS TOPS - MIRANDA: Marca mais lembrada no momento mais difícil
Publicado: 00:00:00 - 01/12/2021 Atualizado: 23:46:37 - 01/12/2021
Em 2021, a Revista Top Natal celebra a sua 19ª Edição. Em quase duas décadas de história, a Miranda Computação está presente como a marca mais lembrada no segmento loja de artigos de informática em 17 edições, desde que a categoria foi criada. Neste ano difícil de muitas mudanças para todos nós devido à pandemia, a empresa se remodelou pensando em atender melhor o cliente que estava em casa precisando de tecnologia e de pós-venda e em ajudar seus colaboradores a passarem por este momento com saúde e dignidade, seguindo todos os protocolos de segurança. Todo esse carinho e cuidado em fazer sempre o melhor para as pessoas foi certamente o que a fez receber este ano não apenas a liderança em sua categoria como também o prêmio Top dos Tops, se tornando a única marca mais lembrada por 7 vezes dentre todos os 35 segmentos do comércio potiguar pesquisados pela Tribuna do Norte, com 75% de lembrança pelo público entrevistado.

DIVULGAÇÃO
Irmãos Afrânio, Paulo e Luciano Miranda celebram a conquista do Top dos Tops em 2021 e da liderança no segmento de Informática

Irmãos Afrânio, Paulo e Luciano Miranda celebram a conquista do Top dos Tops em 2021 e da liderança no segmento de Informática


Tudo isso porque a maior preocupação da Miranda sempre foi as  pessoas, pilar que está arraigado desde seu slogan: Tecnologia para Pessoas. O sabor é ainda mais especial porque abrirá as comemorações de 35 anos de fundação de uma das empresas genuinamente potiguar mais consolidadas no mercado local que vem ganhando cada vez mais espaço na Região Nordeste e o respeito de grandes fabricantes nacionais e internacionais.

“Por sermos empresa familiar, nós tratamos clientes e colaboradores com toda preocupação como se, juntos, formássemos a grande família Miranda. Por isso, valorizamos sempre nosso relacionamento seja com clientes, colaboradores ou fornecedores e parceiros”, explica Afrânio Miranda, um dos três irmãos-sócios da empresa. Fundada em 1987 na garagem dos pais na Av. Olinto Meira por Afrânio, Paulo e Luciano Miranda, a Miranda logo foi crescendo pelo boca a boca e ampliando seu portifólio de livros de informática para um mix atual de mais de 2.500 produtos de tecnologia vendidos pelo seu e-commerce e nove lojas físicas espalhadas pelo Rio Grande do Norte e Paraíba.

A diferença da Miranda para a empresa que ficou em segundo lugar na pesquisa é de 70 pontos percentuais, mostrando o quão grande é a força que a marca criou no comércio local graças ao trabalho desempenhado pelo time Miranda. 

“Para nós que fazemos a Miranda, o resultado da pesquisa é o reconhecimento do cliente, da cidade, do Estado inteiro. Quando se chega a qualquer lugar e menciona a Miranda, é interessante perceber como a cultura da empresa que é baseada na honestidade, em trabalhar com produtos de qualidade e atendimento de alto nível, são diferenciais relevantes. Nossos colaboradores estão sempre estudando e  suas capacidades profissionais são sempre reconhecidas pela diretoria da empresa. O cliente que vai à Miranda sabe que será bem atendido, que terá um produto de qualidade e se tiver qualquer problema, iremos resolver”, ressalta Afrânio.

Em 2022, a empresa celebrará 35 anos de fundação e, ao longo de todo esse período, a Miranda mudou junto ao mercado, se adaptou às demandas, às novas tecnologias e saiu de uma livraria de informática para uma loja de produtos de tecnologia. “Nossa quantidade de produtos é enorme. Mesmo aqueles itens que não dispomos, vamos atrás para que o cliente não fique desassistido”, afirma Afrânio.

Em um dos momentos mais desafiadores da história recente da humanidade, quando o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus provocou uma recessão econômica global, a empresa se adaptou ao novo cenário e, na contramão de muitos negócios que sucumbiram, a Miranda ampliou as vendas. E, muito além disso, se preocupou ainda mais com o bem-estar de cada um dos seus profissionais, adaptando rotinas de trabalho e oferecendo apoio incondicional aos que mais necessitavam.

“Na pandemia, nós ampliamos o nosso e-commerce com a utilização do WhatsApp, colocamos mais pessoas no teleatendimento, mais entregadores para uma entrega mais ágil para o potiguar, com poucas horas após o pedido. A gente entende que para todo esse trabalho e para atender cada vez mais clientes, precisamos aprimorar nosso atendimento remoto e, assim, criamos outros meios. Criamos o e-commerce para atender nossos clientes que estão em outras cidades fora de Natal, ou até mesmo fora do RN, e que não querem ficar sem o serviço, variedade e qualidade de atendimento da Miranda. São opções a mais que a Miranda criou para permanecer no mercado e atender o cliente onde ele estiver. Tivemos que apressar esse tipo de trabalho, que já era intenção nossa, agora estamos aprimorando ainda mais a nossa loja virtual”, destaca Afrânio Miranda.

Divulgação


Prêmio nacional pela preocupação com o colaborador na pandemia
Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, a Miranda recebeu um prêmio nacional pela preocupação com o colaborador. “Nós não deixamos nenhum dos nossos 300 colaboradores andar de ônibus para trabalhar durante a fase mais crítica da pandemia. Colocamos transporte próprio à disposição para pegar e deixar em casa, pagamos os custos dos testes para detecção do vírus transmissor da covid-19, trabalhamos a questão da suspensão temporária de contratos, com a cessão de cestas básicas e suspensão de pagamentos de compras que eles tivessem, porventura, feitos na empresa com desconto em folha, não cobramos planos de saúde durante a suspensão do contrato para que esse trabalhador não tivesse que gastar mais, ganhando menos. A maioria recebe comissão por vendas e a pandemia impactou muito isso”, lista Afrânio Miranda.

No mais recente 12 de outubro, quando a empresa realizaria mais uma grande festa para os filhos dos trabalhadores no Dia das Crianças, suspendeu o evento e enviou para cada uma das crianças um presente com lancheirinha e o mesmo fez na páscoa distribuindo chocolates e ovo de páscoa na porta da casa de cada colaborador. O mesmo ocorreu em dezembro do ano passado, quando a confraternização de fim de ano restou prejudicada pela pandemia.

Cada um dos colaboradores recebeu, em casa, um kit para celebrar o período natalino. “Concedemos um bônus para que cada um pudesse comprar um peru, um champanhe e festejar em casa, com a família”, relembra Afrânio Miranda. Essas e outras ações levaram a empresa a ficar em segundo lugar na premiação nacional concedida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos por desenvolver ações de mitigação dos efeitos da pandemia para o seu público interno de colaboradores.

“A participação dos nossos trabalhadores é essencial para alcançarmos resultados como esse que estamos vendo agora, na pesquisa Top Natal. Eles são indispensáveis. A diretoria é responsável por ações que gerem no colaborador a motivação, a vontade de se manter na empresa e trabalhar gostando do que se faz. Isso cativa o cliente e torna a Miranda referência no segmento. Um dos maiores motivos de crescimento da empresa ao longo dos últimos anos é, em grande parte, fruto do trabalho em equipe da diretoria, colaboradores, as ideias e sugestões de clientes e a confiança dos nossos parceiros e fornecedores. Todos esses fatores são o que fazem a Miranda ser de todos nós, porque todo mundo participa da construção da marca e damos abertura para isso”, sublinha Afrânio Miranda.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte