Top Natal 2019: Inovação é vital para as empresas

Publicação: 2019-11-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ganhar espaço e permanecer no mercado é uma tarefa quase hercúlea no atual cenário mercadológico, cuja competição é cada vez mais acirrada. Na corrida pela conquista do cliente, vence aquela empresa que presta o melhor serviço ou oferece o melhor produto. Cada vez mais conectados e com acesso à informação, o público consumidor exige agilidade e uma nova postura dos vendedores/atendentes, que passam a ser consultores. Acompanhando essas mudanças, a TRIBUNA DO NORTE inovou e ampliou a pesquisa Top of Mind 2019, que baliza a decisão de inúmeras empresas atuantes no Rio Grande do Norte quanto à sua atuação/posição no mercado.

Karina Mandel, gerente do Setor Comercial da TRIBUNA DO NORTE, detalha as novidades da Revista Top Natal 2019
Karina Mandel, gerente do Setor Comercial da TRIBUNA DO NORTE, detalha as novidades da Revista Top Natal 2019

“A gente ampliou a pesquisa. Além da pesquisa que já existia, feita todos os anos pela Consult, nós incluímos a categoria marca preferida eleita pelo voto popular com cinco categorias”, destaca a gerente do Setor Comercial da TRIBUNA DO NORTE, Karina Mandel. Para este ano, além das cinco novas categorias – marcas de roupas masculina e feminina, sapataria, cafeteria & doceria e academia – escolhidas através do voto popular via hotsite hospedado no TN Online, a Revista Top Natal tem outras novidades. “Além da revista para a divulgação do prêmio, além da grande festa, o evento de entrega terá transmissão ao vivo nas redes sociais da TRIBUNA DO NORTE. Essa é uma grande novidade, pois o público terá a oportunidade de acompanhar toda a celebração das marcas por eles escolhidas, por eles lembradas na pesquisa Top of Mind”, destaca Karina Mandel.

Neste ano, a premiação será no dia 27 de novembro, no Olimpo Recepções, em Candelária, Natal. A Revista Top Natal 2019 tem como patrocinadores a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Prefeitura do Natal, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e Governo do Estado.

No evento de premiação, ainda de olho nas mudanças do mercado e na possibilidade de ampliação do networking entre empresários e convidados, as empresas vencedoras da pesquisa irão desenvolver ações promocionais de suas marcas. “Desenvolvemos essa ideia com o objetivo de dinamizar o evento, transformando-o num momento de socialização de empresários, prestadores de serviços, fornecedores, convidados e também num ambiente de negócios, mas sem a formalidade dos escritórios e salas de reunião”, afirma a gerente Comercial da TRIBUNA DO NORTE.

Questionada sobre a importância da Pesquisa Top of Mind e a publicação da revista Top Natal, Karina Mandel analisa que ambas são ferramentas extremamente importantes para o empresariado local. “Saber qual é sua participação no mercado é vital para a estratégia de qualquer empresa. A TRIBUNA DO NORTE disponibiliza uma ferramenta de pesquisa gratuita e ainda premia as empresas vencedoras. Além de disponibilizar a ferramenta de pesquisa, cujo investimento é alto, incentiva as empresas a buscarem o melhor desempenho através da premiação, da divulgação da pesquisa que, com certeza, é usada na estratégia das empresas participantes”, declara.

Neste ano, com base nas mudanças da dinâmica do mercado consumidor, cada vez mais conectado às redes sociais, ao mundo online, a TRIBUNA DO NORTE decidiu criar uma nova categoria na premiação para aumentar a interatividade com os internautas.

Através do Voto Popular, os leitores/visitantes do portal da TN tinham a chance de escolher suas empresas preferidas em cinco segmentos diferentes num processo de votação e não de menção, como é feito na Pesquisa Top of Mind. “O voto popular é um segmento na premiação. A revista é um meio no qual a pesquisa é divulgada. A Top Natal é um evento de premiação das marcas reconhecidas, as mais lembradas ganham o primeiro lugar e são premiadas. No voto popular, é escolhida a marca preferida do internauta que acessa a TRIBUNA DO NORTE. É aquela marca que você gosta e consome. A pesquisa Top of Mind e a votação no hotsite que criamos, se complementam. Essa nova categoria, do Voto Popular, já é sucesso”, garante Karina Mandel.

Marcelo Queiroz: “É um instrumento fundamental”
Marcelo Queiroz, Presidente da Fecomércio/RN
Marcelo Queiroz, Presidente da Fecomércio/RN

Qual a importância do Prêmio Top Natal para as empresas do Rio Grande do Norte?
A pesquisa, que chega ao seu 18º ano seguido, é um balizador de mercado importantíssimo. Ela aponta a percepção que os clientes têm daquele que é o maior bem de qualquer empresa: a sua marca. É na marca que uma empresa coloca toda a sua história, seus valores e suas estratégias de relacionamento com o seu público. Saber como esta marca vem sendo percebida pelo consumidor é fundamental para delinear os caminhos a se seguir em busca de espaços no mercado. Nesse sentido, como representante do segmento de Comércio e Serviços do Estado, a Fecomércio entende que a Top Natal é extremamente relevante para que as empresas possam aferir como estão sendo vistas, e cruzar esta informação com a percepção que elas próprias desejam transmitir podendo, desta forma, ratificar ou corrigir rotas. Em um mercado cada vez mais dinâmico como o que vivemos hoje, este tipo de instrumento é fundamental.

De que maneira a Fecomércio/RN atua para promovê-lo entre as empresas ligadas à instituição?
A competitividade é naturalmente incentivada pelo mercado. As marcas e as empresas competem pelo consumidor. Nesse sentido, nós buscamos disseminar os resultados como forma não apenas de homenagear as vencedoras mas, também, de estimular as demais marcas a conquistar esta posição. Trata-se de uma competição salutar, em todos os aspectos, para as empresas e, claro, para os consumidores, já que o objetivo será sempre melhorar.

O que contribui, do ponto de vista da Fecomércio/RN, para que uma empresa se fixe na mente do cliente positivamente?
Trabalhar seus valores e entregar resultados e qualidade ao cliente. Isto é fundamental. O cliente precisa perceber aquela empresa como referência no seu segmento. E isso só se conquista no dia a dia, no relacionamento.







continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários