sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Top Natal celebra as mais lembradas

- Publicidade -

Tida como uma das principais ferramentas no Rio Grande do Norte para fortalecimento das marcas e consolidação de empresas no mercado local, a Revista Top Natal chega, em 2019, à sua 18ª Edição. O projeto, desenvolvido pela TRIBUNA DO NORTE em parceria com o Instituto Consult Pesquisa, revela ao mercado publicitário e aos meios de comunicação em geral, as marcas mais lembradas pelos consumidores no Estado.

De acordo com o estatístico e diretor-geral do Instituto Consult Pesquisa, Paulo de Tarso Teixeira Ferreira, a metodologia utilizada é a Top of Mind, na qual as respostas são dadas pelos entrevistados sem que lhes sejam apresentadas alternativas. Os entrevistadores fazem apenas uma indagação direta aos consumidores, a partir dos 16 anos de idade, sobre qual marca ele lembra quando é citado determinado segmento. “O objetivo é avaliar a força das marcas de um modo geral”, explica Paulo de Tarso.
Paulo de Tarso Teixeira Ferreira, estatístico e diretor-geral do Instituto Consult Pesquisa, é o responsável pela formatação, aplicação e tabulação da Pesquisa Top of Mind

Paulo de Tarso Teixeira Ferreira, estatístico e diretor-geral do Instituto Consult Pesquisa, é o responsável pela formatação, aplicação e tabulação da Pesquisa Top of Mind

Para compor a lista das empresas, a Top Natal ouve cerca de 600 pessoas. O estatístico Paulo de Tarso aponta, ainda, que os entrevistadores não podem fazer os questionamentos em áreas próximas dos ambientes onde as empresas dos segmentos da pesquisa estão instaladas. Isso porque as respostas podem ser induzidas e a Top Natal se preocupa com essa questão. Em virtude disso, a execução de parte de campo do levantamento demora mais tempo para ser concluída.

Com um projeto de modernização ano após ano, a Revista Top Natal incluiu cinco novos segmentos nesta 18ª edição: Funerária, Marca de Sorvete, Moda Praia, Ótica e Voto Popular. Nesse último quesito, inclusive, a partir de um hotsite hospedado no tribunadonorte.com.br, os internautas que o acessavam, se cadastravam e poderiam escolher a empresa preferida em cada segmento.

O estatístico e diretor-geral da Consult Pesquisa, Paulo de Tarso, explica que a pesquisa tem sido essencial para os detentores da marca, pois as empresas podem avaliar seu desempenho no mercado, direcionar estratégias e perspectivas futuras e situar o feedback dos clientes no segmento.

“Se o consumidor lembra de outras marcas de meu segmento eu tenho que trabalhar mais a minha marca”, exemplifica Paulo de Tarso, responsável pela tabulação dos dados. Ele comenta, ainda, ainda que a Top Natal tem assumido um lugar de destaque no planejamento das marcas no que diz respeito aos meios de comunicação e mercado publicitário para divulgar seus produtos e serviços. A pesquisa tem levado profissionais do mercado de Publicidade a criarem peças publicitárias para que a marca do cliente fique na mente de seu consumidor ou potencial consumidor por mais tempo ou, até mesmo, não sai dela.

Neste ano, a premiação será no dia 27 de novembro, no Olimpo Recepções, em Candelária, Natal. A Revista Top Natal 2019 tem como patrocinadores a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Prefeitura do Natal, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e Governo do Estado.
Confira abaixo os 35 segmentos que integram a Revista Top Natal   2019:
Perfumaria
Loja de Artigos de Informática
Ótica
Supermercado
Farmácia de Manipulação
Shopping Center
Pizzaria
Plano de Saúde
Aguardente/Cachaça
Agência de Viagem
Clínica de Imagem, Ultrasonografia e Radiologia
Marca de Sorvete
Café
TV por Assinatura
Instituição de Ensino Superior
Loja de Departamentos
Farmácia/Drogaria
Funerária
Restaurante
Padaria
Loja Material de Construção
Laboratório de Análises Clínicas
Moda Praia
Água Mineral
Curso Pré-Enem
Construção Civil
Hospital
Imobiliária
Colégio Particular
Concessionária de Automóveis Nacionais
Laticínios
Clínica Médica Especializada
Concessionária de Automóveis Importados
Clínica Odontológica
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas