quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Torcidas

- Publicidade -

Itamar Ciríaco/ [email protected]

Segundo estudiosos do futebol, no Brasil, as primeiras organizações de torcedores surgiram na década de 40. Naquele época, chamadas de Torcidas Voluntárias, limitavam-se a lenços brancos e ficaram conhecidos pelas brincadeiras, segundo escreveu José Correia Sobrinho em sua obra “Violência  de  massa  no  futebol:  um  olhar  clínico  sobre  o fenômeno das torcidas.”. Autores ainda citam a Gaviões da Fiel, do Corinthians, como a primeira organizada oficialmente criada em julho de 1969.
Torcidas 1
De lá para cá, as coisas mudaram e, infelizmente, as organizadas passaram a ser sinônimo de violência, trocando a alegria pelo medo e a festa pelas brigas, dentro e fora dos estádios de futebol. Reconhecendo que nem todos os componentes, nem todas organizadas, apresentam esse perfil, é de lamentar mais ainda que o Ministério Público precise intervir a fim de impedir um confronto, no próximo sábado, entre a torcida do ABC e a do Santa Cruz, que jogará, no Frasqueirão.
Torcidas 2
A decisão, acertada do MP, evita, ou ao menos diminui o risco, que alguma tragédia possa acontecer. Com isso, aqueles torcedores de bem, que apenas gostariam de ver seu clube, mesmo que membros de uma torcida, terão que ficar de fora do espetáculo. Todos pagam pela falta de civilidade de alguns. Recentemente tivemos o exemplo da torcedora do Internacional/RS, que agrediu uma mãe gremista, diante de seu filho. Ela foi punida pelo Colorado e o próprio clube poderá ser punido pelo STJD. Ou seja, todos perdem. Só a paz vence.
Base
O Campeonato Potiguar Sub-19 começa neste sábado. Essa é uma grande oportunidade para os clubes de Natal deixarem de olhar apenas para o “próprio umbigo”. Observar o seu elenco, para ver quem tem condições de seguir crescendo dentro do clube é obrigação. Ficar atento ao que os outros podem lhe oferecer é investimento. Serão 11 equipes participantes, de olho na vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020.

Susto

O professor Ferdinando Teixeira deu um susto em seus familiares, amigos e fãs. Ontem, o maior vencedor de Campeonatos Estaduais do Rio Grande do Norte sofreu um infarto e foi levado ao hospital para atendimento de urgência. Segundo informações de amigos em comum, o ex-treinador e professor da Escola Técnica Federal potiguar foi atendido, recebeu as intervenções necessárias e passa bem. Desejamos ao amigo uma pronta recuperação e a volta rápida às atividades normais do dia a dia.

Almanaque
Hoje é dia de prestigiar o amigo Dionisio Outeda, parceiro desde a época dos bancos da UFRN. O “Gringo”, lança, no Temis Clube (sede do América), o Almanaque dos Esportes 2019. A publicação tem 74 páginas em papel couchê e passeia pelo contemporâneo mundo esportivo potiguar, nomes e modalidades muitas vezes fora da grande mídia. Ele me manda release em que destaca: “Foi desafiador produzir uma publicação tão complexa e rica quanto este Almanaque. Contei com um time de jornalistas esportivos especializados nas modalidades, como Fernanda Zauli (surfe), Diego Breno (futebol feminino), Ciro Marques (MMA) além de Fábio Pacheco que organizou outras 18 modalidades comigo”.
Almanaque 1
O Almanaque destaca o surfe potiguar dos anos 1970, passa pela luta livre dos grandes dias de Palácio dos Esportes até os potiguares consagrados no MMA e os novos talentos do basquete, futebol feminino, paradesporto, badminton, tênis de mesa, karatê e outros. O Almanaque dos Esportes 2019 é a terceira publicação do selo esportivo Almanaque da Redonda, criado por Dionísio em 2014. A primeira edição trouxe em destaque a Copa do Mundo em Natal, a segunda resgatou 64 jogadores de 1990 a 2018 nas posições de “Xerifes, Artilheiros e Gênios” e esta terceira prestigia o chamado esporte amador.
Luizinho
Falta de consenso e questões particulares. Foram esse motivos alegados pelo técnico Luizinho Lopes para deixar o Treze de Campina Grande. Profissional de primeira linha vai deixar uma grande lacuna no time paraibano que luta contra ABC e Globo para evitar o rebaixamento. O técnico potiguar se despediu através das redes sociais e não esqueceu de agradecer ao clube. “Agradeço a diretoria, funcionários do clube, demais componentes da comissão, aos jogadores, e á torcida pela receptividade. Ao Galo da Borborema todo o meu respeito; dias melhores e grandes conquistas”, escreveu. Ex-auxiliar técnico do Treze, Kléber Romero foi efetivado como treinador. Luizinho Lopes, por sua vez, dedicará o seu tempo pessoal à família e em breve retornará ao mercado do futebol.
Ecomaratona
A primeira Ecomaratona do RN vai ocorrer no próximo dia 28 (domingo), e permitirá aos participantes realizar uma corrida com apelo socioambiental, composta por obstáculos naturais. Os atletas inscritos poderão buscar seus kits amanhã (26), das 10h às 17h, na loja Ecológica do Shopping Cidade Jardim. A prova se dividirá em percurso de terra, chão batido e trechos em areia fofa, próximo a áreas de preservação ambiental e pontos turísticos na região de Baía Formosa. A largada da corrida vai acontecer às 5h30 da manhã do domingo, tendo o horário limite de chegada de todos os participantes às 12h30. A população interessada em assistir a prova poderá fazê-lo gratuitamente de uma arena localizada no Chalemar Hotel Pousada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Negação