segunda-feira, 13 de maio, 2024
31.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Toyota apresenta o “F3R”

- Publicidade -

RESGATE - O concept-car Toyota “F3R” é uma minivan extravagante, com foco na versatilidade

O “Crossover” está, aos poucos, substituindo uma das categorias de veículos – as minivans – que surgiram no universo automotivo na década de 80. As minivans são uma espécie de antecessoras dos atuais monovolumes, que chegaram a vender nada menos que 900.000 unidades em 1994 e que, hoje, emplacam aproximadamente 500.000 veículos por ano só nos EEUU.

O Toyota “F3R” é um carro-conceito cuja proposta é resgatar a minivan, com toda a sua versatilidade, mas conferindo um toque de prazer de dirigir e esportividade. O projeto nasceu de fora para dentro. O carro tem interior com três fileiras de assentos como ponto de partida. Em seguida, os projetistas pensaram nos pontos positivos que uma minivan moderna necessita para conquistar a atenção do público. Os atributos contemplados foram: espaço interno, versatilidade, estabilidade, baixo consumo e rodar macio.

Decidiu-se, então, criar um interior que tivesse a configuração de uma sala-de-estar. O assento do motorista reclina e gira em torno do próprio eixo; o banco do passageiro da frente se transforma em uma espreguiçadeira. No banco do centro, dividido em três partes, a seção da direita e a do meio recolhem no chão, enquanto a parte da esquerda reclina e se integra à terceira fileira, a fim deformar um autêntico sofá em “L”. A atmosfera é acentuada por uma iluminação feita com cabos de fibra ótica e pelas portas traseiras sem coluna “B”, que permitem amplo acesso ao interior.

Cristal

O ambiente do carro-conceito Toyota “F3R” fica completo com dois monitores de cristal líquido, montados em trilhos no teto. Vale salientar, que a versatilidade não foi descurada: o banco do meio pode ser completamente recolhido e a parte do centro pode se converter em uma cadeirinha de be-bê.

No painel de instrumentos, os mostradores com as luzes de espia, indicador de marcha, relógio e sistema de som se convertem em luz ambiente azul quando os assentos estiverem em configuração de sala-de-estar. O painel também incorpora um controle remoto destacável, que controla os sistemas de entretenimento.

O desafio final dos projetistas da Toyota foi reunir tudo isso e acrescentar um estilo que fosse belo e sem sacrificar o conforto dos passageiros. A escolha foi pelo contraste. Não obstante o estlo quadrado e elevado (alto), rodas de vinte e duas polegadas com pneus largos (de alto desempenho), dão um toque de esportividade. O desenho também ajuda a distinguir o veículo das demais minivans.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas