sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Toyota Etios Sedã 2018

- Publicidade -

A Toyota lançou no Brasil o seu carro compacto ETIOS, nas versões sedã e hatch. A partir daí vem promovendo modificações para torná-lo cada vez mais eficiente no que se propõe. O modelo foi sempre reconhecido por Autos & Motores como um produto confiável, de qualidade, econômico, robusto e de ótima dirigibilidade, além de generoso espaço interno. Seu porta-malas (versão sedã) disponibiliza um espaço fantástico, a ponto de se tornar um de seus principais atributos.

A linha 2018 do Etios apresenta novo painel de instrumentos, rodas com novo desenho e até uma antena mais curta. Melhorou o já elogiado conjunto mecânico: entregou motores recalibrados, um novo câmbio “manual” de 6 marchas, em substituição ao de 5, e passou a ofertar um “automático” de 4 marchas. Além disso, houve a adoção de mais equipamentos de segurança, entre outros itens. Essas modificações deram nova vida ao Etios, tornando-o ainda mais palatável ao consumidor, como pudemos comprovar em recente avaliação de uma unidade com carroceria sedã na  versão XLS 1.5 com a transmissão automática.

A&M testou recentemente o novo  ETIOS modelo 2018 e ficou muito impressionado com o desempenho e evolução do carro
A&M testou recentemente o novo  ETIOS modelo 2018 e ficou muito impressionado com o desempenho e evolução do carro

A unidade avaliada era equipada com bancos revestidos em couro, o que, certamente, causa uma boa impressão inicial. Ao sentar, o novo quadro de instrumentos foi muito bem-vindo. Ele substitui o antigo, que muitos não apreciavam. Agora, é composto por display de 4,2 polegadas, TFT de alta resolução. Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, item primordial. O esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível.    A tela exibe também diversas informações sobre condução. O posicionamento do quadro de instrumentos é central, as saídas de ar são concentradas do lado do passageiro e a tampa do porta- luvas abre para baixo.

Uma função interessante do computador de bordo é o EcoWallet que está disponível a partir da versão “XS”. A tecnologia permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem. A versão avaliada contava com a iluminação clear blue do painel de instrumentos para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista, considerando as variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.

A unidade avaliada também contava com a central multimídia com tela tátil que permite espelhamento com smartphones, tanto os com sistema iOS (Apple Car Play) quanto com Android (Android Auto). Seu funcionamento não é dos mais simples: o ajuste de volume não pode ser executado diretamente por botões, por exemplo. Apenas pelo comando do volante ou tem que se abrir um menu para essa ação.

A posição de dirigir é ótima e o volante tem boa empunhadura. O formato quadradão do modelo se torna vantajoso quando o assunto é aproveitamento do espaço interno. Os ocupantes da frente e das extremidades do banco traseiro viajam com conforto. O passageiro do meio não terá tanta folga, mas, ainda assim tem acomodação acima da média entre os compactos, tudo graças ao túnel central rebaixado. Agora, esse ocupante ainda conta com cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça. Além disso, há sistema de fixação “Isofix” para equipamentos de proteção infantil e o apoio de cabeça central e cinto de três pontos para o passageiro do meio. Outra mudança bem-vinda é a adoção do para-brisa e das janelas dianteiras mais espessas para diminuir o ruído externo.

Mecânica
Apesar de ser um dos pontos fortes do modelo, a Toyota conseguiu incrementar o bom “desempenho” do Etios. O motor 1.5 que equipa a versão XLS sedã do modelo passou a vir com duplo comando de válvulas no cabeçote de alumínio (assim como o bloco) e 16 válvulas. Ele entrega 107 cavalos de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 102 cavalos de potência, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nessa configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com álcool) e de 14,0 kgfm (com gasolina). Para essa motorização, o ganho em torque foi de 11% e de potência, 11 cavalos, em relação à versão anterior. O propulsor também não utiliza o sub tanque auxiliar de partida a frio, trazendo novos bicos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento.

Outra melhoria significativa foi a adoção do câmbio automático, mesmo que de quatro marchas. Ele é o mesmo utilizado pelo Corolla e tem uma excelente “sintonia” com o motor. As trocas são suaves, em regime de rotação mais baixo, privilegiando o consumo. As limitações aparecem quando mais desempenho é necessário, quando o motor é forçado a trabalhar em giros mais altos para compensar o número menor de relações da transmissão.

No Etios, é possível limitar o número de marchas, para evitar situações como em subidas longas, na qual a transmissão fica “indecisa”, ou em descidas, para a utilização do freio-motor.

Consumo
Quanto ao consumo, pelo computador de bordo e em circuito urbano, o sedã fez 7.4 km/l com álcool no tanque. Números aferidos pelo Inmetro e divulgados pela marca são de 8,1 km/l (álcool) e 11,9 km/l (gasolina) na cidade e 9,2 km/l (álcool) 13,2 km/l (gasolina) na estrada.

Conforto
Melhorias que favorecem o rodar também foram implementadas. Molas e amortecedores foram recalibrados, assim como a direção com assistência elétrica. O comportamento dinâmico do modelo agrada, com bom ajuste entre conforto e estabilidade. O diâmetro reduzido de giro se torna útil em manobras apertadas.

A&M testou recentemente o novo  ETIOS modelo 2018 e ficou muito impressionado com o desempenho e evolução do carro
Internamente, o Etios disponibiliza espaço, além de bom ‘acabamento’

Preço e equipamentos
Hoje, a versão sedã XLS com câmbio automático tem preço (sugerido) inicial de aproximadamente R$ 63.410,00. Ela traz, de série, itens como computador de bordo com a função EcoWallet; antena externa do tipo short pole; descansa-braços no assento do motorista e banco traseiro com encosto rebatível; direção eletro assistida progressiva; ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS.

Ainda acrescenta controle de velocidade de cruzeiro; controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; rodas de liga leve de 15 polegadas; sistema de áudio com tela tátil, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos  com “padrão” couro.

Especificações Técnicas

1 . MOTOR
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, a gasolina e álcool, 1.496 cm³ de cilindrada, 102 cavalos de potência (gasolina) e 107 cv (álcool) a 5.600 rpm, 14,3 kgfm (gasolina) / 14,7 mkgf (álcool) de torque máximo a 4.000 rpm.
2 . TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio automático de 4 marchas

3 . ACELERAÇÃO ATÉ 100 KM/H
Não informada pelo fabricante

4 . VELOCIDADE MÁXIMA
Não informada pelo fabricante

5 . DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

6 . FREIOS
Discos ventilados na dianteira, tambores na traseira, com ABS e EBD 

7. SUSPENSÃO
7.1: dianteira: independente, McPherson
7.2: traseira: semi-independente, eixo de torção

8 . RODAS E PNEUS
Rodas em liga de alumínio, pneus 185/60 R15

9 . DIMENSÕES
Comprimento: 4,26 metros; largura, 1,69 m; altura, 1,51; entre-eixos, 2,55 m;

10  .PESO:
não informado

11 . CAPACIDADES
Tanque de combustível: 45 litros; porta malas: 562 litros

CONCLUSÃO
O Toyota ETIOS correspondeu às expectativas de Autos & Motores. Trata-se de um automóvel muito interessante para o uso, tanto urbano quanto em estradas, graças às suas dimensões, itens de conforto e conveniência, desempenho, dirigibilidade, qualidade de materiais, manutenção e preço de revenda. Como é do domínio público, o veículos seminovos e usados TOYOTA são muito valorizados pela rede de concessionárias da marca em todo o território nacional.

NOTA: “9,5”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas