sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Toyota fará recall em todo o Brasil

- Publicidade -

São Paulo (AE) – A Toyota vai convocar nos próximos dias donos do modelo Corolla para a substituição do tapete do motorista. A peça defeituosa pode provocar aceleração involuntária do veículo ao enroscar-se no pedal. A decisão foi anunciada na sexta-feira pelo Procon de São Paulo e, logo depois, confirmada pelo Ministério da Justiça. Segundo comunicado, houve acordo entre a montadora e o Departamento de Defesa do Consumidor (DPDC), que ameaçava suspender a venda do modelo em todo o País, a exemplo que foi feito em Minas Gerais.

A decisão de realizar o recall – medida que vinha sendo recusada pela montadora -, foi acertada na tarde de hoje, durante reunião em Brasília, entre representantes da empresa e do Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (Gepac), formado por vários órgãos de defesa do consumidor e que atua em conjunto com o DPDC.

É a segunda vez em pouco mais de um mês que uma montadora brasileira realiza recall após determinação do DPDC. O caso anterior ocorreu em março, com o Fiat Stilo, após quase dois anos de análise de acidentes em que as rodas traseiras de alguns modelos se soltaram em movimento.

De acordo com nota divulgada pelo Procon/SP, que integra o Gepac, “a convocação visa a resguardar a saúde e a segurança dos consumidores”. O órgão informa ainda que o Gepac chegou a solicitar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a suspensão da venda do modelo em todo o País. No mês passado, o Denatran fez o laudo que levou o DPDC a exigir o recall do Stilo.

“No entanto, como a Toyota se comprometeu a realizar o recall, a medida mais extrema não foi necessária de imediato.” A venda do Corolla, que custa a partir de R$ 60 mil, estava suspensa em Minas Gerais desde quarta-feira, por determinação do Ministério Público local, que atendeu recomendação do promotor do Procon estadual, Amauri Artimos da Matta.

“O resultado da reunião (de ontem) foi satisfatório, pois mostrou a força da união dos órgãos de defesa do consumidor, que conseguiram garantir a preservação da segurança dos motoristas”, disse Roberto Pfeiffer, diretor executivo da Fundação Procon-SP

Segundo nota do Ministério da Justiça, a montadora investirá em comunicação direta e explicativa ao consumidor sobre os riscos relacionados à fixação do tapete.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas