A Toyota lança a nova linha 2020 dos modelos Hilux e SUV SW4, líderes de vendas absolutos em suas categorias no Brasil. A principal novidade está nos itens de segurança, com uma lista de equipamentos adicional, tornando os dois produtos entre os mais seguros de suas respectivas categorias.
O SW4 passou a ter identidade própria. O modelo uniu inovação a um toque delicado de refinamento
Agora, todas as versões cabine dupla da Hilux e toda a linha SW4 passam a contar com airbags laterais e de cortina, que se juntam aos dois frontais e de joelho para o motorista, totalizando sete bolsas infláveis. Além disso, as versões SR e Standard da Hilux recebem também controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC), enquanto a versão SR a diesel também passa a contar com assistente de descida (DAC), equipamentos presentes somente nas versões topo de linha do modelo até então.
Outros dois novos itens de segurança de série também foram adicionados: as versões GR-S, SRX, SRV e SR, movidas a diesel ou FLEX, ganharam travas de rodas, enquanto as versões GR-S, SRX e SRV ainda ganharam trava do estepe, garantindo maior segurança contra furtos.
Os novos itens de segurança colocam a Hilux e o SW4 entre os modelos mais seguros de suas respectivas categorias. Além disso, a Hilux passa a ser a única pick-up média a contar com 7 airbags desde as versões de entrada. As melhorias visam a cumprir integralmente com os novos e mais exigentes requisitos dos protocolos de segurança do País.
A linha 2020 da Hilux conta com 12 versões disponíveis, que serão oferecidas para o consumidor com preços entre R$ 119.940,00 e 214.690,00. O SW4 possui 6 versões que variam entre R$ 161.590,00 e R$ 279.990,00.
Novidades multimídia
Outro destaque é a nova central multimídia no painel da pick-up e do SUV médio, que nas versões GR-S, SRX e SRV terão agora uma tela de 8″ com as funções de Pinch Out, Pinch Close, e Flick. Com capacidade de reconhecer 2 toques simultâneos. O equipamento, agora, permite, por exemplo, que os ocupantes possam aplicar a função de zoom em imagens e informações do navegador, além de manusear barras de rolagem em listas de músicas e arquivos.
O sistema de GPS integrado recebeu aprimoramentos, com rotas mais precisas, pontos de referência em 3D para facilitar a visualização, além da ferramenta de configuração do destino mais simples, facilitando a navegação. A função de navegador está disponível em todas as versões cabine dupla da Hilux e todas as SW4, com exceção da Hilux SR e SW4 SR com câmbio manual.
Além das novidades e aprimoramentos, o equipamento também possui sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital, rádio, MP3 Player, câmera de ré com visualização na tela, conexão Bluetooth® com microfone localizado no console do teto e conexão USB e AUX, que são compatíveis com os sistemas Android e IOS desmartphones.
Em termos de conectividade, os modelos contam com o Miracast, conexão via Wi-Fi que espelha o conteúdo exibido pelo celular, incluindo aplicativos como Waze, Google Maps, YouTube e outros. Além disso, contam também com o MirrorLink, espelhamento do celular com conexão via cabo para alguns aplicativos pré-determinados (por motivos de segurança, as imagens dos aplicativos de navegação não serão exibidas quando o veículo estiver em movimento).
Hilux ganhou travas de roda e estepe contra furtos. Versões GR-S, SRX e SRV e central multimídia de 8’’
Design externo
Na HILUX, a novidade para a linha 2020 é a introdução da cor branco pérola para a versão topo de linha SRX.
Desde 2018, a Hilux passou a contar com novo desenho frontal nas versões SRX, SRV e SR. O modelo incorpora desenho de grade hexagonal, traçada por três barras horizontais contornadas por um acabamento cromado. As alterações implicaram na remodelação do para-choque dianteiro, onde foram incorporados faróis de neblina, equipamento presente desde a versão SR.
Resultante das alterações, o design ficou mais enxuto e aerodinâmico. São 5.315 mm de comprimento, 15 mm menor em relação ao modelo anterior. Na altura, permanecem os 1.815 mm e os mesmos 1.855 mm de largura, assim como a distância entre eixos, de 3.085 mm.
SUV SW4
A atual geração da SW4 passou a ter identidade própria de um SUV, de acordo com sua história e reputação. Ao descolar sua imagem derivada de uma picape (Hilux), o utilitário esportivo uniu inovação a um toque delicado de refinamento, que fundiu elegância e sofisticação ao DNA Toyota de qualidade, durabilidade e confiabilidade.
Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis com luzes de halogênio, com sistema “Follow me Home”, proporcionando ao veículo uma aparência moderna. O para-choque adota uma forma tridimensional bem definida com molduras cromadas, conferindo profundidade aos faróis de neblina.
As superfícies esculpidas dos para-choques dianteiro e traseiro são destacadas por um eixo que se conecta a toda lateral do SUV. As soleiras, os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, assim como a luz interna e de ignição visam facilitar o acesso ao veículo.
Motor e câmbio
Os modelos 2020 da Hilux seguem equipados com motores diesel e FLEX. Veículos de motorização diesel vêm equipados com propulsor Toyota D-4D 2.8L 16V Turbo de 177cv de potência a 3.400 rpm, todas de tração integral.
Os câmbios para os modelos diesel são: automático de 6 marchas, sequencial, para as versões GR-S, SRX, SRV e SR e manual de 6marchas para as versões Standard Power Pack, Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi.
As versões FLEX trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, projetado para o mercado brasileiro. O grande diferencial é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente. As versões FLEX da pick-up apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com álcool, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina.
São 3 versões câmbio automático de seis velocidades, sequencial: SRV 4×4 Cabine Dupla, SRV 4×2 e SR 4×2. Há ainda opção de SR 4×2 de câmbio manual de cinco velocidades.