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Trade espera retomada dos eventos

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A retomada gradual do setor de eventos é outro ponto que deve favorecer os serviços que compõem a cadeia de turismo do Rio Grande do Norte. De acordo com o secretário Municipal de Turismo de Natal, Fernando Fernandes, o setor em Natal deverá crescer em média de 50% na ocupação dos hotéis, trazendo boas perspectivas para o encerramento do ano. Se não houver contratempos em relação à pandemia da covid-19, ele disse que será possível realizar a programação do Natal em Natal nos moldes dos anos anteriores à pandemia, mesmo num perfil mais modesto.

“Os eventos festivos e sociais tendem a alavancar no último trimestre do ano, quando o volume de vacinação será maior e poderemos começar a liberar esse tipo de evento. Estamos analisando a possibilidade dos shows de grande porte como o Natal, que inclui o reveillon, porque seria muito interessante que acontecessem, pelo menos em porte médio. Já o carnaval, creio que será possível retomar em 2022 com boa expectativa de taxas de ocupação no padrão que tínhamos em 2018”, prevê o secretário.
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Os eventos, sejam corporativos ou festivos, movimentam a economia e o turismo porque as pessoas que vêm participar destes acabam se hospedando na rede hoteleira e utilizando serviços de bares e restaurantes, por exemplo. O Governo do Estado emitiu o decreto 30.676, no último dia 22 de junho, disciplinando a retomada progressiva do setor de eventos em cinco fases, sendo que os eventos de massa poderão ser realizados com 100% da capacidade a partir de setembro, mais a liberação para público inferior já começa em 23 de julho. 

A Secretária Estadual de Turismo, Ana Maria Costa, destacou que já se vislumbra a médio e longo prazo o aquecimento do setor e consequentemente do turismo de eventos. “Captamos para o RN a largada do maior Rally das Américas, o Rally dos Sertões, que ocorrerá agora em agosto, saindo da praia da Pipa/Tibau do Sul e a largada do primeiro rally de kitesurfe de longa distância, em outubro, que vai ocorrer em São Miguel do Gostoso. São dois eventos de muita relevância que colocam o RN no radar mundial e ainda nos posiciona enquanto destino preparado para receber grandes eventos esportivos”, informou.

Além ações de divulgação do destino, campanhas de marketing cooperado com operadoras de viagens, ações com influenciadores digitais e jornalistas especializados, o Governo do Estado deve entregar neste semestre equipamentos turísticos e culturais, como o Complexo Rampa, a Fortaleza dos Reis Magos, o Teatro Alberto Maranhão e as praças do Centro Histórico, sendo mais pontos de visitação na capital, além do sol e mar.

“O crescimento da malha aérea, a chegada de grandes empreendimentos hoteleiros, a estreia de uma nova companhia aérea, são sinais de aquecimento do mercado. Estimamos ainda para setembro, outubro e novembro um crescimento ainda maior. O terceiro trimestre e início do quarto vai superar o anterior”, disse a secretária Ana Maria Costa.
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