sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Tradicional torneio sub-18 começa hoje com 10 jogos

- Publicidade -

COPA - O ABC deixou Natal na madrugada de quinta-feira e treinou muito para o torneio

A largada da 39ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece, hoje, com a realização dos dez primeiros jogos. Ao todo, são 88 participantes, que, na fase inicial, estarão divididos em 22 sedes. A disputa vai até o dia 25 de janeiro, com a final acontecendo, como sempre, na data de aniversário da capital paulista. O representante do Rio grande do Norte na competição será o ABC, que já está na capital paulista para disputar uma das vagas do grupo K, contra Santos, amanhã, às 15h (hora de Natal, com transmissão pela Sportv), Nacional/SP, na quinta-feira, dia 10, e Barra do Garças/MT, no próxim dia 13 (domingo). 

Antes glamourosa e famosa por revelar grandes jogadores, a Copa São Paulo sofre atualmente um forte impacto técnico devido ao seu inchaço – provocado, principalmente,  pelos convites e critérios políticos. Assim, existem muitos clubes inexpressivos e outros tantos bancados por empresários. Pelo segundo ano seguido, a Federação Paulista de Futebol, organizadora do evento,  resolveu abaixar a idade dos jogadores. Somente atletas nascidos entre os anos de 1989 e 1992 (entre 15 e 18 anos) podem ser inscritos na Copa São  Paulo.

A competição, portanto, é da categoria juvenil. Mesmo assim, ainda chama a atenção da mídia, por ser início de temporada – sem outras grandes atrações esportivas – e por sua tradição. Dessa maneira, cinco emissoras de televisão vão acompanhar os jogos ao vivo: SporTV, Rede Família, Rede Vida, ESPN Brasil e Globo. 

Enquanto a idade limite mudou, o regulamento permanece o mesmo. Na primeira fase, após três rodadas, apenas o primeiro colocado de cada grupo avança – também seguem na competição os dez melhores por índice técnico, independentemente das chaves e da colocação. A partir daí, com 32 times na disputa, começa a fase eliminatória, até chegar à final. Dos 88 participantes deste ano, a maioria é paulista: 38 equipes. E, como em  toda edição, alguns são novatos – casos do Paulínia, time do interior de São  Paulo, e do Vespasiano, de Minas Gerais. Outro fato inusitado na Copa São Paulo é que, até agora, apenas times de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais chegaram à decisão do torneio. O maior campeão da história é o Corinthians, que já levantou a taça  seis vezes (1969, 1970, 1995, 1999, 2004 e 2005), mas o último vencedor foi o Cruzeiro, que levou o título em 2007.

ABC

A delegação alvinegra, composta de 19 jogadores e dez membros da comissão técnica, viajou na madrugada da quinta para a sexta-feira em vôo da TAM. O ABC está hospedado no Hotel Marian, em São Paulo.

A equipe comandada pelo técnico Rubemar Passos está no grupo K ao lado de Santos, Nacional/SP e Barra do Garças/MT. A estréia alvinegra está sendo aguardada com ansiedade pela torcida, já que a partida contra o Santos será transmitida, ao vivo, pela Sportv (canal fechado).

Os 19 atletas que viajaram otimistas em poder classificar o time para a segunda fase, fato que seria inédito para o futebol potiguar são: Welligton e Rafael (goleiros); Paulinho, Raniere e Carioca (laterais); Renê, Cleiton, Thallys e Edson (zagueiros); Jonatha, Marcio Jr., Sorato e Wendell (volantes); Patané, Wlademir e Chininha (meias); Nenem, Dedé e Nazinho (atacantes).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas