sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Trânsito de Parnamirim já concluiu sua municipalização

- Publicidade -

SOLENIDADE -  O prefeito Agnelo Alves foi quem entregou os certificados aos agentes

Em solenidade realizada na manhã de ontem, no auditório do Centro Administrativo, o prefeito Agnelo Alves fez a entrega dos certificados aos 23 agentes de trânsito e fiscais de transportes que concluíram o curso de capacitação, última etapa para a municipalização do trânsito no município.

A primeira etapa da municipalização foi a criação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – SMTT; em seguida a criação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – Jarí; a terceira a assinatura de um convênio com o Governo do Estado, através do Detran para cessão de policiais de trânsito.

A partir de agora o município passa a responder integralmente por todas as questões que dizem respeito ao trânsito e os transportes, conforme prevê a Lei Nº. 9.503, de setembro de 1977.

Em seu pronunciamento o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Rossano Taveira, destacou a importância e os desafios para o município de Parnamirim, – segunda cidade do Estado a ter o trânsito 100% municipalizado -. “A SMTT terá agora que intervir nas múltiplas questões do trânsito, preservando o espaço público, priorizando o ser humano. E buscando, sobretudo elevar o nível de relacionamento entre agentes e o público”, afirmou Taveira.

Já o prefeito Agnelo Alves lembrou que o município de Parnamirim tem no pedestre a figura mais importante, acima de tudo e de todos, prova disso é a cidade com a maior concentração de passarelas do Estado.

“A partir de agora vocês terão o primeiro grande teste de honestidade. Quando forem abordar um infrator, que ele perguntar sabe com quem está falando?. Respondam, sei, com um infrator. Tenha ele o nome que tiver. Façam com que sua autoridade seja cumprida, sem abuso”, finalizou o prefeito.

Durante dois meses os agentes da SMTT e os policiais de trânsito realizaram campanhas educativas com os motoristas, quando foi verificado que a maior incidência das irregularidades foi o estacionamento proibido, seguido de estacionamento na faixa de pedestre.

Segundo Taveira, outra irregularidade bastante comum é praticada pelos transportes de passageiros, que param onde querem, fora dos pontos determinados. “Todas as paradas de ônibus e alternativos estão definidas e regulamentadas. Agora todo veículo de transporte de passageiro que parar fora do ponto será multado”, finaliza.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas