Transparência

Publicação: 2020-02-13 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

O Ministério Público Federal (MPF) lançou, na segunda-feira (10), o Sistema de Atendimento a Jornalistas (SAJ), ferramenta que busca facilitar o contato da imprensa com a instituição. A partir de agora, repórteres que queiram solicitar informações ao MPF precisam apenas acessar http://saj.mpf.mp.br de qualquer dispositivo conectado à internet, inclusive celulares.

Ficha limpa
A nomeação para cargos comissionados na estrutura pública do RN não pode mais ser feita para pessoas com pendências na Lei da Ficha Limpa. Essa é a condição imposta na lei sancionada pela governadora Fátima Bezerra que passa a valer para todos os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional e do Poder Legislativo.

Entra Mais Mobilidade...
Chegou ao Parlamento Estadual um novo programa de Mobilidade para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social – Mais Mobilidade. O projeto entra para a aposentar o “Transporte Cidadão”, implantado no governo de Robinson Faria, que continha “diversos problemas na execução”, de acordo com a mensagem governamental.

... sai Transporte Cidadão
O Mais Mobilidade começará atendendo, prioritariamente, aos municípios da região metropolitana de Natal. O governo estadual fará parcerias com as prefeituras. As despesas do programa serão bancadas pelo orçamento da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.

Agora é lei!!!
Já é permitido a mulheres, pessoas com deficiência e idosos desembarcarem de transportes coletivos “fora do ponto de parada". A lei vale para o Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros. Agora, as empresas devem providenciar para que seus motoristas tomem conhecimento do novo dispositivo.

Metas para o Desenvolvimento
O Ministro do Desenvolvimento Rogério Marinho, de uma lapada só, agradou aos empresários da construção civil do país e aos defensores da Transposição do São Francisco ao anunciar como meta de sua gestão: “atenção maior ao déficit habitacional brasileiro e a conclusão da transposição do Rio São Francisco.”
Que assim seja!!!!!

Lei de Gérson
 A propósito, não adianta nada o governo baixar a taxa de juros para financiamentos de imóveis, se a construção civil aumentar o valor do metro quadrado.

O mercado continua no impasse.

Em forma
O ex-governador Robinson Faria mantém a forma física nas academias e na política, recebendo prefeitos e costurando acordos de olho no futuro.

Antevendo o futuro
Há quem veja a escalada do potiguar Rogério Marinho (PSDB), no governo Bolsonaro, como prenúncio a uma vaga na disputa para o governo do RN em 2022.

Chame o Exército!!!
 A indicação do general Walter Souza Braga Netto para ocupar a Casa Civil do governo Bolsonaro vai fortalecendo a presença dos militares na administração do país. Braga Netto comandou a intervenção federal no Rio em 2018, portanto, um estrategista. Tem tudo a ver.

Bokus, nele
O ex-senador Garibaldi Filho aproveitou a terça-feira morna para levar os netos, Maria Fernanda e Dudu, para conhecerem a unidade de produção da pipoca Bokus, em Macaíba.  Há anos Gari cultiva o gosto pela pipoquinha de origem pernambucana. 

Liberação de títulos
A vereadora Sandra Rosado (PSDB), acompanhada da filha e parceira política Larissa Rosado, bateu à porta da sala do presidente do Incra Nacional, o potiguar Geraldo Melo Filho.  As mossoroenses foram pedir a liberação das concessões definitivas dos títulos de terra dos projetos de assentamentos da zona rural de Mossoró.

Consórcio Nordeste
Os governadores do Consórcio Nordeste deverão voltar à Europa em 2020 para “colher os frutos plantados” em 2019. Em abril, o grupo recebe investidores das áreas de saneamento, energia, infraestrutura, turismo e meio ambiente.

Nesta terça-feira (11), os governadores cortaram fita da nova sede do consórcio em Brasília, com a presença de embaixadores de diversos país, senadores e deputados federais.

Colchões e Estofados
O comércio potiguar continua em expansão. Salve!!! A B&S Colchões e Estofados abre portas na Av. Engenheiro Roberto Freire.   A marca traz o talento dos potiguares Pedro Barreto e Jaerton Filho.

A nova loja recebe mais uma vez a assinatura do arquiteto Renato Teles, que fez um projeto moderno e com identidade, seguindo o mesmo padrão da primeira unidade. A B&S já nasce com mais de 30 anos de experiência no mercado local, sucesso que levou a abrir, em menos de um ano, duas lojas no mercado potiguar.

Tempos sombrios
O assassinato do Guarda Municipal Carlos Antônio, ontem na Ribeira, deixou os natalenses de luto.  O prefeito Álvaro Dias manifestou todo pesar da cidade nas suas redes sociais.

Pela cidade
PRÉVIAS | Começa nesta quinta-feira, dia 13, a entrega das camisas do bloco Enquanto Campos Corre, Sales Só Caminha, na loja Fio a Fio de Petrópolis.

O PROJETO | Conexão Felipe Camarão recebeu a visita do presidente da Fundação Iberdrola Espanha, Fernando Garcia, do diretor da Fundação Iberdrola Espanha, Ramón Castresan e da diretora presidente do Instituto Neoenergia, Renata Chagas. Os espanhóis vieram conhecer os projetos desenvolvidos em Natal, com o apoio do grupo.