Natal
Transplante de córnea no Estado está suspenso
Publicado: 00:00:00 - 17/10/2015 Atualizado: 23:01:03 - 16/10/2015
Há um mês, o administrador Pedro França, de 55 anos, não vê sua mãe sair do 32º lugar da fila de espera para um transplante de córnea. O motivo:   falta a substância que conserva  os  órgãos entre a retirada do doador e a implantação no receptor. O problema ocorre poucas semanas depois de o Governo do Estado lançar campanha televisiva para sensibilização dos transplante de órgão e da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte se mobilizar em torno do “setembro verde”, em alusão à doação de órgãos.
Lindalva Maria (84) espera há oito meses por um transplante
O filho da pensionista Lindalva Maria França da Silva, de 84 anos, percebeu que havia alguma problema com a fila de espera para o transplante. Pedro verifica o progresso da mãe na fila por uma ferramenta ligada à internet. Há oito meses, quando  Lindalva iniciara a espera, ela foi colocada próximo a 70º posição. Mas há um mês, a mãe não sai da 32º posição.

“Pensei que tivessem deixado de alimentar o sistema. Aí, resolvi ligar para uma pessoa que trabalha no Walfredo Gurgel,  porque sabia que era o maior captador de órgãos do Estado. A pessoa com quem falei me disse que não estavam fazendo transplantes, porque  não tinha a solução líquida onde são colocadas as córneas”, contou  o filho de Lindalva.

A octogenária necessita de transplante para os dois olhos. Segundo Pedro, no início do ano, ela realizou uma cirurgia de catarata mal sucedida e perdeu a visão. “Estou achando muito ruim passar esse tempo todinho sem ver”, resumiu Lindalva. Além dela, há mais 49 pessoas na espera.

A assessoria de imprensa do HWG  confirmou que a substância está em falta, todavia existe um processo de compra emergencial em curso. O valor e o tempo para a chegada desse material não foi informado. A TN tentou falar com o Hospital Universitário Onofre Lopes, responsável pela compra do produto e responsável pelas cirurgias, mas ninguém atendeu às chamadas.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte