Transplantes

Publicação: 2019-06-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

O hospital Onofre Lopes retomou as cirurgias de transplante de rins no último fim de semana. Entre sábado e domingo, quatro procedimentos exitosos foram realizados na unidade da UFRN. Dados do Registro Brasileiro de Transplantes informam que foram feitos 62 transplantes de rim e 179 de córnea no estado em 2017. Não há dados mais recentes dos procedimentos.

Combate ao trabalho infantil
A governadora Fátima Bezerra encaminhou Projeto de Lei ao parlamento estadual instituindo o “Dia Estadual de Combate ao Trabalho Infantil”.
Os dias Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil já são em 12 de junho. A mesma data valerá para a celebração no RN.

Os números
O trabalho infantil persiste como uma perversa característica da sociedade potiguar contemporânea. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE, o Rio Grande do Norte possui 43 mil crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em atividades de risco.

Recursos extras
O governo do estado vai receber uma missão do Banco Mundial na próxima sexta-feira (21). Na pauta, mais uma tentativa de negociar os débitos do Estado. A informação foi dada pelo secretário de Planejamento Aldemir Freire, ontem no Jornal 96FM.  Ele disse também que a perspectiva de um novo leilão dos royalties só vai acontecer se houver interesse das instituições financeiras. O estado vai receber outros “interessados” na próxima semana.

Sobre pagamentos ...
“A ordem Cronológica não está sendo quebrada para privilegiar A, B ou C.  Pagamos essa conta de agora. Para trás pago quando puder”, disse Aldemir Freire complementando: “sem o empréstimo federal não temos como avançar nos pagamentos anteriores”. O secretário lembrou ainda que nenhum fornecedor rompeu contrato com o estado por atrasos. 

Saúde ocular
Os médicos oftalmologistas Breno Barth e Marco Rey foram os representantes do RN no VI Fórum Nacional de Saúde Ocular e o Fórum Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual, semana passada em Brasília. A categoria solicitou aos parlamentares ações como a inclusão da atenção básica da saúde ocular e reestruturada no SUS, facilitando um simples exame de vista à população mais carente do país.

Brasil detém 1,2 mi de cegos
Para se ter uma idéia, um exame de refração (óculos) devido às barreiras do SUS adotadas nos últimos anos, pode levar até um ano para ser realizado.  De acordo com último levantamento do IBGE, o número de cegos já passa 1,2 milhões de pessoas.

Greve na PM
Entrar no Centro Administrativo na manhã de ontem foi exercício de paciência. Lotado. Não havia um lugar para estacionamento. No palco, Policiais Militares se revessavam no discurso de cobrança ao governo Fafá Bezerra.

Chega ao fim...
Mas, no final da tarde a paz foi selada. O Governo acertou junto às associações de praças e oficiais que apresentará até setembro o projeto de lei que reestrutura as carreiras e reduz as distorções salariais entre os militares estaduais e a Polícia Civil.

Tem tanta fogueira
A vareadora Julia Arruda aos poucos vai voltando à rotina depois do nascimento do filho. A pedessista frequentou vários arraiais na capital durante o FDS.  

Alavantú!!!!!

Usina nuclear
Alguns estados brasileiros já se mobilizam para evitar a instalação de usinas nucleares em seus territórios. O Plano Nacional de Energia 2030 [PNE 2030] prevê a construção de quatro a oito usinas. Uma delas na cidade de Itacuruba, que fica às margens do rio São Francisco em Pernambuco.
O  arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, já está convocando políticos e a comunidade em geral para debater o assunto.

Olha para o céu meu amor...     
A chuva não atrapalhou a animação dos natalenses nas noitadas de  sábado e domingo no pátio  do Arena das Dunas. Uma multidãoooo foi ouvir e dançar com os músicos convidados, no destaque para Simone e Simaria, que na maior boa vontade posava para as fotos, incluindo o Prefeito de Natal e alguns coleguinhas.

Amor ao futebol
Uma fonte da coluna comentou que há um grupo de deputados federais que na quarta-feira joga futebol numa casa no Lago Sul. Eles vão jogar bola e de vez em quando aparece digamos assim... uma plateia feminina entusiasmada...  No grupo de frequentadores há gente com aliança, sem aliança, solteiro, compromissado e por vai. 
Mas, não consta parlamentar do RN no rol dos frequentadores habitueis.

Solidariedade
A Starbucks® desenvolveu camisetas exclusivas para celebrar o mês do orgulho LGBT, que serão vendidas entre os dias 15 e 23 de junho em 27 lojas. O lucro líquido arrecadado será doado para apoiar Casa1 espaço de cultura e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

No pódium
O Colégio Ciências Aplicadas comemora pelo 10º ano consecutivo, o primeiro lugar do RN como a escola potiguar que mais aprova. O resultado foi comprovado por microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Pela cidade
*FUTEBOL | As meninas da Seleção Brasileira entram em campo nesta terça-feira (18) às 16h para disputar uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Empresas potiguares Rui Cadete Consultores , montou telão no auditório principal, da empresa para receber os colaboradores/torcedores em todos os jogos da seleção.
 
*SÃO JOÃO | As ex-alunas das ED  tomam hoje o rumo de Coisas da Roça – Estrada de Macaíba para a festa junina ao som do Forrozão Balada Mix . As 14h o ônibus vai da ED carregado de animação.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários