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Transportadora de grãos perde R$ 1 milhão por dia

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Londrina (AE) – A América Latina Logística (ALL) está deixando de transportar, desde segunda-feira, cerca de 25 mil toneladas de grãos diariamente para os portos de Paranaguá, no Paraná, e São Francisco do Sul, Santa Catarina, por causa do bloqueio ferroviário iniciado segunda-feira por agricultores do norte e noroeste do Paraná.

A empresa estima um prejuízo diário de R$ 1 milhão. O escoamento de grãos da região oeste, um dos pólos de produção de grãos do Estado, está sendo feito normalmente, segundo a ALL. Devido ao bloqueio, o abastecimento do pool de combustíveis de Londrina foi suspenso ontem, mais de 400 vagões estão parados no pátio de manobras de Apucarana e uma composição inteira, carregada de grãos, está bloqueada no centro de Maringá, que é cortado pela ferrovia.

Apesar da liminar concedida pela Justiça, os agricultores mantêm o bloqueio em Maringá, onde o protesto teve início. A liminar foi concedida pela 3ª Vara Cível e prevê uma multa diária de R$ 50 mil se for – como está sendo – desrespeitada.

A ALL registra três pontos de bloqueio no Estado: em Maringá, na vizinha Marialva – onde a Justiça também ordenou a liberação dos trilhos – e em Cambé. O bloqueio em Cambé foi iniciado na manhã de ontem depois que os agricultores, que interditaram a ferrovia em Rolândia durante 24 horas, concordaram em acatar a determinação da Justiça, que havia ordenado a liberação dos trilhos – mas, ao invés de se dispersarem, transferiram o protesto para a cidade vizinha.

Segundo a assessoria de imprensa da ALL, a empresa recorreu novamente à Justiça e acionou a Polícia Federal. O pool de combustíveis de Londrina, que movimenta 1,8 milhão de diariamente, está há dois dias sem abastecimento. A remessa prevista para ontem foi suspensa e uma composição, que saiu terça-feira de Araucária, no sul do Estado – onde estão as refinarias da Petrobras -, interrompeu a viagem por causa do bloqueio.

Trinta vagões chegam diariamente ao pool de combustíveis de Londrina, formado pela Ipiranga, que fica com a maior parte do produto, e BR Distribuidora. A empresa registrou, em toda a sua rede, um aumento de 11,5% no transporte de grãos nos três primeiros meses deste ano em relação ao ano passado.

Para atender a demanda gerada pela safra agrícola, que está em pleno andamento, a ALL investiu R$ 82,9 milhões no primeiro trimestre. A ALL anunciou terça-feira a aquisição da malha da Brasil Ferrovias e Novoeste, que opera nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, consolidando sua liderança no setor e ampliando sua frota para 960 locomotivas e 27 mil vagões.

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