terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Transporte sobre trilhos passará por modernização

- Publicidade -

TRANSPORTE - Raul De Bonies fala sobre os projetos existentes para o RN

O governo do Estado e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) assinaram um Convênio de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco que vai permitir a realização de estudos para a modernização e expansão do sistema de transportes sobre trilhos da Região Metropolitana de Natal.

O acordo foi firmado ontem pela manhã, durante o Seminário de Desenvolvimento Estratégico Metropolitano – Natal nos trilhos, que aconteceu na Federação das Industrias do Rio Grande do Norte (Fiern). Com os estudos, o governo estadual e a CBTU pretendem fazer  do trem o principal sistema de transporte da região metropolitana.

Segundo o diretor de planejamento, expansão e marketing da CBTU, Raul De Bonies, existem dois projetos distintos. Um de modernização do sistema ferroviário já existente, que prevê, entre outros benefícios,  a colocação de mais trens, melhoria na sinalização das linhas, o que vai proporcionar o atendimento de cerca de 60 mil pessoas por dia. Prevê ainda a restruturação da linha da Av. Bernardo Vieira.

Para a governadora Wilma de Faria, esse projeto é importante porque vai garantir, com conforto, o direito de ir e vir da população. Ainda, segundo a governadora, o valor inicial ao projeto é de R$ 131 milhões, que serão oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Não estamos medindo esforços para conseguir os recursos”. Wilma de Faria viajou ontem a tarde para Brasília, onde vai participar da reunião do PAC e aproveitar para solicitar os recursos para o projeto.

Já o projeto de expansão do eixo metropolitano sul, é um sonho antigo da governadora e prevê a construção de um Sistema Integrado de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana, que inclui Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, onde está sendo construído um outro aeroporto. Serão beneficiados 41% da população metropolitana, principalmente as pessoas das camadas de menor poder aquisitivo. “As poucas intervenções feitas no sistema de trens trouxeram impactos positivos, imagine esse projeto que vai atender a toda a região metropolitana de Natal”, disse a deputada federal Fátima Bezerra.

Além da população potiguar, o projeto beneficia também o meio ambiente e o tráfego da cidade . “Se tudo correr dentro do previsto, antes do fim desse governo, o projeto de modernização vai ser colocado em prática, beneficiando não só a população, mas o meio ambiente e o tráfego da cidade”, disse De Bonies.

A segunda edição do “Seminário Desenvolvimento Estratégico Metropolitano – Natal nos Trilhos”, que aconteceu na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), reuniu parlamentares, representantes da CBTU, especialistas para discutir a reorganização e o desenvolvimento do espaço urbano, através do planejamento de transporte ferroviário.

Foram realizados painéis e palestras que tiveram como tema a importância do planejamento para as cidades e regiões metropolitanas, a importância da mobilidade para as cidades, a política estadual de transportes e seus principais programas, os trens urbanos na zona norte de Natal, entre outros assuntos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas