quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Transporte sustentável terá encontro em Natal dia 29

- Publicidade -

*Alessandro Muniz
**Antonino Condorelli

Na quarta-feira passada, 22 de setembro, foi comemorando e reivindicado o Dia Mundial Sem Carros, uma manifestação realizada contemporaneamente em diversos lugares do mundo que propõe uma reflexão para a sociedade sobre o impacto social e ambiental da cultura do automóvel. Uma cultura que instituiu o mito de que cada pessoa precisa ter seu próprio carro, com o suporte da indústria do entretenimento de massa que transformou o automóvel em um dos principais “sonhos de consumo” dos indivíduos do nosso tempo.

Em ocasião do Dia Mundial Sem Carros e em um contexto no qual a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Governo Federal anunciaram um investimento na ordem de R$338 milhões  entre 2010 e 2014 para a modernização da mobilidade urbana da capital potiguar para sediar a Copa do Mundo, o movimento Bicicletada Natal organizou o Mês Mundial Sem Carros com o propósito de mobilizar a cidade para refletir sobre alternativas de transporte sustentável. É um chamado à população para que refletíramos todos sobre os gastos públicos destinados às obras da Copa: quais os planos, quais as prioridades, como e onde serão realizadas as modificações. Além do mais, é um apelo para repensarmos criticamente a infraestrutura do nosso transporte urbano em uma perspectiva de sustentabilidade.

Dentro desta iniciativa, o projeto cultural Diálogos Criativos estreará sua nova temporada na próxima quarta–feira, 29 de setembro, com um encontro intitulado “Transporte sustentável em Natal: de hoje a 2014”, que será realizado em parceria com a Bicicletada Natal. O evento se propõe a discutir de forma aberta, crítica e criativa como repensar o modelo de transporte urbano da capital potiguar, um tema que afeta a vida de todos seus cidadãos que convivem diariamente com a degradação do ambiente, o estresse, o isolamento crescente das pessoas, o desprezo pelo espaço público.

Frota de carros do RN cresceu 66,3% nos últimos dez anos

Natal, assim como a maioria das cidades de porte semelhante ou superior, sofre com os incontáveis males decorrentes da prioridade dada pela sociedade ao automóvel. Nos últimos dez anos houve um crescimento de 66,3% da frota potiguar alcançando em 2010, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), a marca de 217 mil veículos entre carros, caminhonetes e utilitários, enquanto a frota de transporte coletivo – segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano – permanece em cerca de 900 ônibus.

Além da imensa poluição que produz, causadora de doenças respiratórias e alterações climáticas (seja o aumento da temperatura do planeta ou da acidez das chuvas), a cultura do automóvel prejudica a sociedade ocupando os espaços urbanos com crescentes congestionamentos, demanda por estacionamento, expansão e alargamento das vias, construção de viadutos, túneis e pontes que transformam lugares antes ocupados por calçadas, praças, áreas verdes em terreno asfaltado que aquece a cidade, contribuindo ao mesmo tempo para a privatização do espaço público já que os carros particulares ocupam parte das calçadas estacionando sem respeitar os limites e usurpando os direitos do pedestre.

Este contexto, que se agrava diariamente, há algumas décadas passou a mobilizar cidadãos do mundo inteiro contra uma cultura fortemente arraigada no imaginário das pessoas. Afinal, que pai não gostaria de presentear seu filho com um carro quando este é aprovado no vestibular? Que trabalhador não almeja adquirir seu veículo quando o salário permite? Que empresário não deseja possuir o último lançamento automobilístico?

Foi para repensar este modelo que surgiu, em diversos países, o movimento da Bicicletada. Se trata – em plena sintonia com o espírito do projeto Diálogos Criativos – de um encontro livre de pessoas, sem líderes nem hierarquias, para reivindicar uma nova organização das cidades, questionando uma cultura que prioriza os carros ao invés das pessoas. É um movimento não institucionalizado que promove a prática diária de estilos de vida em harmonia com os demais e com o ambiente a partir da iniciativa espontânea dos participantes. Hoje está presente em diversos países nos cinco continentes, sendo mais conhecido no exterior como Massa Crítica.

A Bicicletada Natal passou a se organizar em 2007. Desde então, mobiliza todos os meses entre 80 e 90 ciclistas em iniciativas a favor de uma cidade mais humana e sustentável, contribuindo a semear uma consciência da coletividade em contaste com o individualismo motorizado promovido pela indústria do automóvel.

O encontro dos Diálogos Criativos de quarta-feira, 29 de setembro, acontecerá no auditório da Livraria Siciliano a partir das 19:00. Durante o evento será exibido o documentário “Sociedade do Automóvel” de Branca Nunes e Thiago Benicchio (2005, duração 40 minutos). O encontro é de entrada franca e aberto a todos. Para mais informações, visitem o blog http://dialogoscriativosnatal.blogspot.com ou escrevam para [email protected].

* Participante da Bicicletada Natal
** Coordenador dos Diálogos Criativos

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas