Trecho da BR-101 sul será interditado para instalação de passarela

Publicação: 2020-02-18 00:00:00
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Dando continuidade ao restante das obras remanescentes e complementares do pacote de obras da BR-101 Sul, a pista marginal na altura do bairro de Emaús, em Parnamirim, será interditada nas proximidades do viaduto para a instalação da passarela. A interdição acontecerá a partir da quinta-feira (20).

Créditos: Adriano AbreuConclusão de instalação do equipamento é reivindicada pela população que trabalha na áreaConclusão de instalação do equipamento é reivindicada pela população que trabalha na área


A ação foi anunciada pela Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit-RN). De acordo com o órgão, a interrupção do tráfego na via marginal acontecerá das 7h às 12h e a estrutura da passarela estará disponível a partir do próximo sábado (22), segundo dia de carnaval.

“Esta autarquia solicita a compreensão dos motoristas, no sentido de manter a velocidade reduzida, a fim de que a ocorrência de acidentes seja dirimida”, disse o órgão, em comunicado oficial enviado à imprensa.

Em reportagem publicada na edição do último dia 06 de fevereiro, a TRIBUNA DO NORTE noticiou que o pacote de obras da BR-101 Sul está com 95% das obras concluídas e a expectativa do órgão é de encerrar as atividades até o dia 15 de março.

De acordo com o Dnit, dos 5% restantes das obras, faltam ser implementados 400 metros de pavimentação da marginal esquerda, no sentido Parnamirim/ Natal, das ruas Santo André a Rua Parque do Sol em Parnamirim. Além disso, há a pendência de três das seis passarelas e outras 14 paradas de ônibus, de um universo de 52.

Além da passarela a ser instalada perto do viaduto de Emaús, as outras passarelas pendentes serão instaladas nas rua Barão de Lucena, em Natal, Avenida Maria Lacerda e ruas Sílvia Bandeira de Melo e Rio Negro, em Parnamirim. Todos esses serviços, segundo o Dnit, vão custar recursos da ordem de cerca de R$ 20 milhões.

Orçada originalmente em R$ 71 milhões, recursos do Ministério da Infraestrutura, a requalificação da BR-101 engloba a construção de cinco viadutos, duas passagens inferiores, 52 paradas de ônibus, vias marginais nos dois sentidos da pista e seis passarelas entre os municípios de Natal e Parnamirim. A ideia é que, uma vez concluídas, as obras permitam aumentar a velocidade média dos veículos que trafegam na via de 60 km/h para 80 km/h, além de ampliar a capacidade de tráfego de 12 mil para 20 mil veículos por dia.

Mesmo perto da conclusão, as obras de requalificação da BR-101  ainda apresentam gargalos em alguns trechos, como falta de sinalização, iluminação e passagens apropriadas para pedestres. O jornal TRIBUNA DO NORTE repercutiu o assunto em outras edições ao longo de 2019 e pôde constatar que, mesmo com as passarelas, muitos pedestres acabavam preferindo se arriscar para fazer a travessia pela pista a correr o risco de sofrerem assaltos nas passarelas e túneis instalados.

Uma dessas passarelas desmontadas foi a do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A passarela foi desmontada em outubro de 2018 e desde então ainda não ganhou um novo destino. A reportagem esteve no local na tarde desta quarta-feira (05) e notou que há mato crescendo nas estruturas da antiga passarela. O Dnit informou que elas “serão reaproveitadas em local adequado para travessia segura de pedestres”.






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