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Trechos inacabados há dois anos

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Aura Mazda, Marcelo Lima
repórteres

#SAIBAMAIS#Dois anos após ter parte do fluxo liberado, a avenida Omar O’Grady, trecho que liga a avenida Prudente de Morais à BR-101, em Parnamirim, segue com trechos de obra inacabada. A falta de iluminação e sinalização nos 4,2 quilômetros de extensão representa perigo para os moradores e riscos para quem trafega de carro ou moto pelo local. Inicialmente orçada em cerca de R$ 27 milhões, a obra passou a ter umcusto de R$ 59 milhões. É uma diferença de 118% entre o que foi planejado e o que foi efetivamente gasto. Em janeiro de 2014, a TRIBUNA DO NORTE percorreu o trecho da obra e destacou como estava a situação em sete pontos. Na última segunda-feira (23), a reportagem da TN voltou ao local e observou que a obra pouco avançou. Em vários pontos, a situação é a mesma verificada no ano de 2014. 

1 – Falta de iluminação e sinalização
Falta de iluminação e sinalização
A ausência completa de iluminação é um problema constante em todos os trechos percorridos. A TN constatou que existem apenas três placas de sinalização vertical. Um perigo, principalmente a noite quando a visão dos motoristas ficam comprometida em virtude da falta de iluminação no local. Sem contar na alta velocidade com que os veículos trafegam.

2 – Rotatória das avenidas Prudente  com Xavantes
Rotatória das avenidas Prudente  com Xavantes
A rotatória faz ligação das avenidas Prudente de Morais com Omar O’Grady e Xavantes. Sinalizado e asfaltada, o ponto é um dos trechos que aparentemente está concluído. Carros, caminhões, motos, bicicletas e pedestres passam na rotatória.

3 – Retirada das manilhas de interdição
Retirada das manilhas de interdição
Em dois anos, as manilhas foram relocadas de lugar, mas ainda fazem parte do cenário. O acessório, que antes servia para fazer barreira para que carros e motos não invadissem a via, agora estão jogados no acostamento e em baixo da ponte que passa sobre o rio Pitimbu.

4 – Túnel 1
Túnel
O túnel está concluído e o tráfego de veículos pela rua Rio Tamanduateí (embaixo do túnel) está liberado. Com a via asfaltada, o fluxo de carros e motos no local é intenso. Um dos problemas constatados no lugar foi a falta de sinalização e iluminação, a situação permanece sem avanço desde que a avenida foi liberada para tráfego.

5 – Rotatória
Rotatória
O projeto prevê a construção de uma rotatória ligando as avenidas dos Pintassilgos com a Serra dos Carajás. A obra na rotatória não avançou. Será em base de concreto e deveria ser realizada após a conclusão do asfaltamento. A diferença é que as ruas marginais à avenida, que ligam o bairro de Cidade Satélite à via, receberam asfalto.

6 – Túnel 2
Túnel 2
O segundo túnel da via também está concluído e o tráfego de veículos pela rua Caiapós (embaixo do túnel) é liberado. Este é um dos pontos de concentração do serviço. A pista central, ainda em piçarro, já sinaliza atenção pelos buracos.

7 – Ponte sobre o rio Pitimbu
Ponte sobre o rio Pitimbu
A ponte está pronta e já está asfaltada. A exemplo dos outros locais, este não possui iluminação nem sinalização. Apenas um dos lados da via possuem equipamentos de proteção, mas em virtude da ação do tempo, alguns ferros estão enferrujados. Embaixo, o local abriga inúmeras manilhas jogadas dentro e na beira do rio, lixo e uma tubulação aberta.

8 – Ligação da avenida Omar O’ Grady com a BR-101
Ligação da avenida Omar O’ Grady com a BR-101
Está prevista a construção de um complexo viário para ligar a avenida Omar O’Grady à BR-101. Mas no local nenhum sinal de obras. Há, porém, intenso trânsito. O avanço constatado no local foi a implantação de um semáforo próximo a BR-101 e a presença de asfalto.

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