quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Tremor na costa de Natal não provocará tsunami no RN

- Publicidade -

Neste domingo (15), às 10h08 (horário de Brasília), ocorreu um tremor de magnitude 6.0 no meio do Oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica, a 1.276 km de Natal. O primeiro alerta foi dado pela Defesa Civil Estadual, através do Tenente Coronel Josenildo Acioli.

#SAIBAMAIS#De acordo com Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram difundidos boatos de que a costa nordestina seria afetada por um tsunami em função do tremor, porém a informação não há essa possibilidade, já que a magnitude do sismo e o tipo de movimento (transcorrente, movimento horizontal). “Para se gerar um tsunami  é necessário que o movimento seja vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente. E não foi o que aconteceu”, disse o Joaquim Mendes.

O mapa de localização e o registro na estação de Riachuelo (RCBR), Gravatá (GRBR) e Pau dos Ferros (PFBR) foram determinantes para definir os resultados do tremor deste domingo.

No momento do alerta, todas as unidades do Corpo de Bombeiros da capital e a Defesa Civil Estadual foram acionadas ficando em prontidão para atuarem a qualquer momento. Assim que os resultados dos tremores foram divulgados pelo laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a ação dos bombeiros foi normalizada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas