quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

TRF revoga proibição de operações em Congonhas

- Publicidade -

São Paulo – O desembargador Antônio Cedenho, do Tribunal Regional Federal  da 3ª Região (TRF-3), revogou ontem a decisão de primeira instância que proibia  aeronaves modelos Boeing-737/700, Boeing-737/800 e Fokker-100 de circular no  Aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, a partir da 0h de hoje. O desembargador  manteve a determinação de fechamento da pista principal do aeroporto em dias  de chuva, para evitar derrapagens.

A manifestação de Cedenho foi provocada pelo recurso (agravo de instrumento)  apresentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) contra a decisão do  pelo juiz-substituto Ronald Carvalho Filho, da Justiça Federal de São Paulo,  que havia proibido a operação dos três tipos de aeronaves em Congonhas.

O governo comemorou com alívio a revogação da decisão judicial  que proibia aviões modelo Fokker 100, Boeing 737-700 e 737-800 de operar no  aeroporto de Congonhas a partir de hoje. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva  estava preocupado com a possibilidade de se repetir o caos nos aeroportos no  próximo fim de semana e durante o Carnaval.

A apreensão era tanta que ao abrir uma reunião com ministros para avaliar o  Programa de Aceleração Econômica (PAC), o presidente chegou a perguntar como  estavam as obras Congonhas e o que poderia acontecer caso a decisão judicial  fosse mantida. Foi informado de que as perspectivas não eram nada boas. Mais  tarde, foi avisado da revogação da decisão judicial.

As autoridades aeronáuticas trataram de elogiar a decisão. A diretora da Agência  Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, classificou como “brilhante”  e “bem fundamentada”. O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura  Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, chamou-a de “extremamente  sensata”. Mas ambos sabem que os problemas podem voltar já que a decisão é liminar  e corre o risco de ser revista, já que o Ministério Público insiste em recomendar  a proibição completa de vôos em Congonhas enquanto as pistas principal e auxiliar  não forem reformadas.

“Isso nos dá fôlego e tranqüilidade para acelerar as obras dentro do planejado”,  afirmou o brigadeiro, anunciando que o início dos trabalhos está marcado para  o dia 26.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas