terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Tribunal manda libertar vice-primeiro-ministro

- Publicidade -

LIBERDADE - Shaer deixa a prisão, mas não pode ir a Ramallah

Jerusalém (AE-AP) – Um tribunal israelense ordenou nesta quarta-feira a libertação do vice-primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Nasser Shaer, mas o impediu temporariamente de entrar em Ramallah, onde funciona seu gabinete, informou o advogado de defesa do político, um membro do governo liderado pelo grupo radical islâmico Hamas. Ele foi detido em 19 de agosto, mas nenhuma acusação foi apresentada contra ele depois de sua prisão, disse Osama al-Saadi, seu advogado.

Shaer é o funcionário de mais alto escalão do governo palestino preso desde junho, quando Israel iniciou uma série de detenções de políticos palestinos em resposta à captura de um soldado israelense por grupos militantes. Dezenas de políticos palestinos foram detidos. Mais de 30 parlamentares e quatro ministros de governo palestinos continuam detidos por Israel.

Eles são acusados de filiação a grupo considerado ilegal por Tel-Aviv. O Exército e a polícia de Israel confirmaram que a corte determinou que Shaer fosse libertado ontem. Horas mais tarde, ele chegou a Nablus, na Cisjordânia, onde mora. Apesar da libertação, a justiça israelense determinou que Shaer deve ficar longe de Ramallah, sede do governo palestino, ao longo das próximas duas semanas. Ao chegar a Nablus, Shaer disse que não foi maltratado pelos militares que o detiveram.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas