sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Tributos diversos

- Publicidade -
Alex Medeiros
Abrindo a semana da coluna com poemas em reverência a dois ícones da musicalidade nacional. O primeiro é do meu mano Graco Medeiros para o dia do nascimento de Tom Jobim, transcorrido ontem. O segundo é de Carito, o mano do meu brother Mário Ivo, e composto dia 8 em homenagem ao cantor Genival Lacerda, que nos deixou no dia 7. Como ambos vieram sem título, o colunista improvisa transitoriamente. 
Sobre Tom
Hoje é o dia
Que Tom Jobim faria
Os seus 94 anos
Sobre o Maestro Soberano
Deixo todas as loas
Para toda a confraria
E demais pessoas
Além de Gil, Chico Caetano
Até mesmo Djavan
No mais
“É um resto de mato 
na luz da manhã”.
(Graco)
Adeus, Seu Vavá
Rádio AM no sol quente 
E a vida toda pela frente 
Num mundo sem igual: 
Salve Genival! 
Quando o sentido da vida 
Era fácil e garantido 
Fazer sentido era só 
O duplo sentido Severina 
Xique Xique 
Me deixou assim 
Não deu confiança a Pedro 
Nem a mim 
Oh Severina! 
Tanta vida já passou 
E jovem eu não mais sou 
Não me deixe assim à toa 
Não despreze o seu coroa.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
(Carito)
Casa Branca
Os seguidores de Donald Trump nas ruas de Washington são o menor problema do novo governo, que enfrenta resistências internas. Alguns decretos de Joe Biden não foram publicados e os comandos militares estão rebeldes.
Portugal
Marcelo Rebelo foi reeleito presidente com 60% dos votos. Jornalista, católico e social-democrata, vai priorizar o combate ao desemprego e a revisão do processo eleitoral. A candidata de Chico Buarque teve pouco mais de 3%.
Direita
A esquerda “se afogou”, como disse a manchete do diário Público e a direita avançou pelo país com o partido Chega. O jornal Expresso publicou que ela será imparável se as elites intelectuais não largarem o politicamente correto.
Assédio
Até o movimento feminista e partidos de esquerda emitiram nota com repulsa aos atos libidinosos do professor Daniel Dantas Lemos contra alunas da UFRN e UFC. Mesmo assim, há quem utilize compaixão ideológica para tais crimes.
Hilário
Depois que o Datafolha falhou na aferição sobre o impeachment de Jair Bolsonaro, obrigado a mostrar 53% contra, o site O Antagonista improvisou rapidinho um instituto chamado Atlas que mostrou o mesmo índice em favor.
Tudo a ver
Que semana foi a passada: a Globo anunciou o fim do Domingão do Faustão, a família Montenegro avisou o fim do Ibope, FHC e Sarney reapareceram na TV e a CUT, MST e MBL ensaiam um aglomerado de críticas ao governo federal.
Política S.A
O jornalismo de obviedades já chegou na revista Crusoé, criada para ser uma espécie de jornal Movimento do século 21. A nova edição descobriu a pólvora, estampando que um senador usa a atividade política em favor dos negócios.
Fenômeno
A série francesa Lupin (pronuncia lupan) é um grandioso sucesso na Netflix e nos seus primeiros 28 dias de exibição alcançou uma marca superior à série espanhola La Casa de Papel no mesmo período. São 70 milhões de usuários. 
Marize 
O oitavo livro de Marize Castro, “Jorro”, a caminho, saindo pela Editora Una. Um poema de múltipla reverência ao universo poético feminino, como Clarice Lispector, Barbara Hammer, Virgínia Woolf, Myriam Coely, Nísia Floresta e 
Emily Dickinson. 
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas