sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Tributos x PIB

- Publicidade -
Luiz Antônio Felipe
A reforma tributária tem potencial de elevar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 20 pontos percentuais, dentro de um horizonte de 15 anos, defende o economista Bernard Appy. Ele elaborou a Proposta de Emenda Constitucional 45, de autoria do deputado Baleia Rossi, tramitando na Câmara dos Deputados, à espera da proposta do governo Bolsonaro que ainda não foi enviada. Com a elevação do PIB, puxa também o  poder de compra dos brasileiros – entre 15 a 20 pontos percentuais – em 15 anos. A despeito da votação ter ficado para 2020, nunca houve no Brasil um ambiente tão favorável para esta discussão. “Acredito que no máximo em março essa votação deve ser retomada”, diz o economista.
RECESSO
Muitas empresas e instituições estão programando recesso de fim de ano a partir da segunda-feira, dia 23 próximo até 12 de janeiro. Outras após o feriado de Reis. Como em Natal é feriado municipal de Santos Reis, o início do ano acontece somente na terça-feira, dia 7.
Commodity
A Opep (organização de países produtores de petróleo) mantém as previsões de crescimento para a oferta e demanda de petróleo, em 2020. Por enquanto, os preços sobem. Como o dolar está caindo, a Petrobras espera por uma definição de mercado. Os preços dos combustíveis poderão aumentar.
Microcrédito
O novo governo argentino dá detalhes sobre o seu programa de microcrédito não bancário. Os empréstimos serão concedidos com taxas de juros anuais entre 2% e 3% e devem beneficiar 40% da população do País. No Brasil, a melhor experiência de microcrédito é conduzida pelo Banco do Norddeste.
CALENDÁRIO
Última semana da Primevera, com  detalhes interessantes. As chuvas no Agreste e Leste praticamente não cessaram, de março até agora. O caju de época não chegou no tempo previsto  e o fenômeno El Niño parece  neutro, indicando chuvas no Nordeste. 
Simplificar sem reduzir
A simplificação tributária é o remédio contra a guerra fiscal. A complexidade da legislação tributária estimula a concorrência desleal, levando à sonegação e à inadimplência. O setor de combustíveis, por exemplo, defende a criação de um imposto monofásico, recolhido no primeiro elo da cadeia produtiva. O modelo atual abre espaço à sonegação de impostos. No setor que mais arrecada no país, o de combustíveis, além da complexidade, ainda há o caos de cada uma das unidades da Federação praticar alíquotas diferentes por produtos.
PACTO
Mudar o pacto federativo para descentralizar a arrecadação. O governo pretende avançar na discussão sobre reforma tributária, sem aumentar a carga, atualmente em 33% do Produto Interno Bruto. Para isso, terá de enfrentar vários desafios.
LIBERAÇÃO
A Caixa Econômica começa a pagar amanhã, (16), a primeira parcela do Auxílio Emergencial Pecuniário para os pescadores profissionais artesanais de municípios da costa brasileira prejudicados pelo petróleo derramado.  Cerca de 65 mil profissionais da pesca domiciliados nos municípios costeiros das regiões afetadas serão beneficiados. Vão receber o benefício de R$ 1.996, em duas parcelas de R$ 998 cada.

TALENTOS 

O Governo do RN promove a  14ª Feira de Talentos do Servidor entre terça e quinta-feira (17 e 19), no Centro Administrativo,  na alameda central,  entre 8h e 14h. Em exposição as produções manuais com tema natalino e os talentos pessoais de alguns dos servidores do Estado. São produtos diversos.

CONTEÚDO A TIM

Empresas lança conteúdo digital para pequenos e médios empreendedores. Um novo blog traz matérias e dicas para os empreendedores e será lançado em encontro no Cubo Itaú com palestras de Amazon e Microsoft. O site http://www.parceiradenegocios.com.br já está no ar e traz matérias e dicas de temas como marketing digital, vendas e legislação.

ESPAÇO O SERHS

Natal Grand hotel & Resort, na Via Costeira,  criou um ambiente de Coworking , ou seja,  um espaço democrático e com toda a estrutura para a pessoa ter mais autonomia de trabalho.  O Coworking é um modelo de trabalho para incentivar a troca de idéias, compartilhamento, networking e colaboração entre diferentes profissionais.

DISTRIBUIÇÃO

Pernambuco leva mais um grande negócio.  O Governo de Pernambuco e a Amazon do Brasil concluíram a atração do primeiro centro de distribuição da companhia norte-americana no Nordeste. O centro reduzirá o prazo mínimo de entrega dos produtos do site para até 48 horas, em toda a região. A operação plena do CD ocorrerá no primeiro trimestre de 2020.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas