domingo, 5 de maio, 2024
25.1 C
Natal
domingo, 5 de maio, 2024

Tropa federal ficará 15 dias no RN

- Publicidade -

Aura Mazda
Arthur Barbalho
Ricardo Araújo
repórteres

As tropas do Exército e Marinha destacadas para reforçar a segurança não farão trabalho ostensivo no Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), os militares farão patrulhamento nas ruas de Natal e alguns municípios da Região Metropolitana, nos mesmos moldes do trabalho desenvolvido na Copa do Mundo 2014 quando Natal sediou quatro jogos do Mundial. Na capital, o Exército ficará encarregado dos eixos de transportes rodoviários e urbanos,  bancários e corredores de comércio e turismo, além da área comercial. As tropas, que incluem homens do Exército na Paraíba e Pernambuco,  ficarão 15 dias (até 16 de agosto) em solo potiguar conforme determinação do Ministério da Defesa, referendada pelo presidente interino, Michel Temer.
As tropas que atuarão no RN incluem militares dos batalhões da Paraíba e Pernambuco vão patrulhar ruas de Natal e de alguns municípios da Região Metropolitana
A atuação das Forças Armadas no RN deve começar até a terça-feira (2). Os locais onde haverá o patrulhamento das Forças Armadas não será divulgado. No início da noite de ontem, os generais do Exército, identificados apenas como Mário,  designado pelo Comando Geral do Exército no Nordeste, e Jayme, da 7ª Brigada de Infantaria, se reuniram com o governador Robinson Faria para conhecer as necessidades atuais da Segurança Pública.

A partir das informações repassadas pela Cúpula Estadual de Segurança, as tropas terão sua atuação traçada pelos setores de Inteligência do Exército e Marinha. Além dos homens em terra e no mar, com os Fuzileiros Navais, a Sesed cogita a possibilidade de pedir a liberação de mais um helicóptero ao Ministério da Defesa, para reforçar o trabalho de patrulhamento.

Ainda de acordo com o titular da Sesed, Ronaldo Lundgren, o planejamento para a atuação do Exército e da Marinha já foi iniciado. “São passos que já estão previstos pelo governo”, informou. Os representantes do Exército e da Marinha do Brasil que se reuniram ontem com o governador Robindon Faria não concederam entrevistas e, sequer, disseram seus nomes completos para fins de identificação jornalística.

Para o governador Robinson Faria os militares deverão fazer, entre outras coisas, a guarda de grandes corredores de passageiros e também de acesso entre Natal e o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Robinson Faria afirma que as facções criminosas com atuação no Rio Grande do Norte “estão perdendo força”. “O Estado vai ganhando a batalha e não iremos recuar”, assegurou o governador. Ele destacou, ainda, que os bloqueadores de sinal de telefonia móvel serão instalados em todos os presídios potiguares, financiados pelo Tesouro Estadual.

Judicialização

A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares do RN (ASSPMBM/RN) deverá entrar na Justiça para ter garantido o pagamento do salário em dia. A informação foi confirmada ontem pela assessoria de imprensa da entidade. A ASSPMBM/RN está reunindo documentos para embasar o pedido judicial, assim como fez diversas outras categorias do funcionalismo público estadual. Além dos pagamentos em dia, os militares reclamam o pagamento de diárias, promoções e níveis que ainda foram efetuados.

Ontem à noite, Robinson Faria informou que determinou à Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), que faça todos os esforços, corte gastos excedentes, para regularizar a situação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas