sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

TRT espera fechar acordo sem greve

- Publicidade -

Bate-papo

Carlos Newton Pinto, desembargador – vice-presidente do TRT (21ª Região)

Qual a expectativa?

Eu senti tanto dos trabalhadores como dos empresários, uma dedicação muito grande para que houvesse essa conciliação, dos trabalhadores no sentido de não haver greve e dos empresários em atender os interesses dos trabalhadores. Eu pude verificar que havia esse interesse. Do lado dos trabalhadores a necessidade de se criar melhores condições financeiras e do lado dos empresários as dificuldades financeiras. Nós estamos numa época de caos financeiro, de futura inflação, que não se sabe qual será no final, estamos numa situação onde todos temos de ter cautela e que temos de considerar.

Os empresários também reclamam que estão há 27 meses sem reajuste da tarifa da passagem de ônibus?

Não adianta aqui de qualquer modo pressionarmos uma categoria profissional ou uma categoria econômica, a questão não é essa, a questão é viabilizar o ânimo entre eles, o que nos une e o que nos separa é isso, então vamos apostar. Quem saiu ganhando nisso é a população e graças a Deus,  a proposta é muito razoável, muito viável, 7,5%% de reajuste no piso salarial, 12% no vale alimentação e a majoração de 2,5% nos primeiros seis meses  e 3,0% nos outros seis meses para a gratificação de acúmulo e função de motorista. As demais cláusulas são todas sociais que eles concordam. Essa situação permite aos empresários atender os trabalhadores, e não deixa de dar um ganho concreto, efetivo, quanto à inflação, que é hoje quase 7%. Isso dá um ganho real.

Agora, isso vai depender do resultado da assembleia geral dos motoristas e cobradores de ônibus?

Eu acredito que as lideranças sindicais vão saber sensibilizar a categoria, para poder viabilizar essa aceitação do acordo, porque efetivamente é um ganho real, o importante dizer que está acima da inflação, eu desafio quem quer que seja, que me diga quem é que hoje recebe reajuste de salário acima da inflação no Brasil, como está acontecendo hoje com os rodoviários.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas