quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Trump e Theresa May negam atritos

- Publicidade -

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, minimizaram os relatos recentes sobre atritos na relação e enfatizaram o desejo mútuo de buscar um acordo comercial “ambicioso”, nas palavras da premiê. Em entrevista coletiva conjunta após se reunirem nesta sexta-feira, 13, as lideranças enfatizaram que pretendem ampliar a cooperação econômica, após os britânicos deixarem a União Europeia, no chamado Brexit.

Trump chegou atrasado para encontro com a rainha Elizabeth II

Trump chegou atrasado para encontro com a rainha Elizabeth II

“Podemos buscar acordo comercial interessante para os dois países”, afirmou May a repórteres na Inglaterra. “Agradeço a premiê por buscar comércio justo e recíproco conosco”, disse por sua vez Trump, que garantiu estar disposto a tentar fechar esse acordo, depois do Brexit.

Uma entrevista de Trump publicada pelo jornal britânico The Sun trouxe declaração de Trump segundo a qual o modelo proposto por May na separação com a UE como um risco para um acordo comercial com os americanos. Além disso, na entrevista, o presidente elogiou o ex-ministro das Relações Exteriores britânico Boris Johnson, dizendo que ele seria um ótimo primeiro-ministro.

Trump disse, na coletiva, que o jornal havia publicado “notícia falsa” e insistiu que elogiou várias vezes May durante a entrevista com o periódico. Sobre Johnson, disse apenas que gostava do político britânico, que deixou há poucos dias o governo. “Não critiquei a premiê May, tenho muito respeito por ela.”

Trump foi questionado também por supostamente ter tentado orientar May sobre o que ela deveria fazer nas negociações do Brexit com a UE. Ele disse que deu apenas sugestões, mas não quis especificar qual seria sua estratégia, negando de qualquer modo que tenha citado como alternativa abandonar a mesa de negociações.

May, por sua vez, afirmou que recebe conselhos sobre o tema de muita gente, mas cabe a ela executar esse diálogo, minimizando a suposta interferência. O presidente americano aproveitou para novamente criticar o bloco europeu, que imporia tarifas e barreiras injustas a produtos americanos, o que ele pretende corrigir.

Donald Trump, e a mulher, Melania Trump, chegaram atrasados para o encontro com a rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor também nesta sexta-feira. A monarca, de 92 anos, esperou pelo presidente norte-americano em pé, por alguns minutos, chegando a olhar para o relógio algumas vezes.

O casal Trump cometeu uma gafe ao não se curvar durante cumprimento à rainha Elizabeth II. Conforme etiqueta real, a plebe deve cumprimentar a monarca não apenas com aperto de mãos, mas também se curvando em sinal de respeito. Outro momento considerado de má educação do presidente dos EUA, foi quando ele abruptamente parou enquanto caminhava ao lado da rainha durante vista à tropa, forçando-a a andar ao redor dele para que o trajeto continuasse a ser percorrido.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas