quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

TSE convoca campanhas para tratar de fake news

- Publicidade -

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, marcou uma audiência para esta terça-feira, às 18h, com os advogados eleitorais de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Segundo o Estadão/Broadcast apurou, Rosa Weber deverá tratar da disseminação de notícias falsas (fake news) na reta final da campanha das eleições 2018.

#SAIBAMAIS#Na quarta-feira, 10, pela primeira vez durante a campanha eleitoral, houve uma reunião do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições do TSE. Um novo encontro foi marcado para o próximo dia 22, desta vez com a participação de representantes das plataformas Google, Facebook e WhatsApp.

Para conselheiros ouvidos reservadamente pelo Estadão/ Broadcast, a Corte Eleitoral subestimou o impacto da proliferação de notícias falsas durante a campanha. Para um deles, o TSE “está atuando a reboque dos fatos.”

Na quinta-feira, o TSE lançou uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado brasileiro acerca das informações falsas e falaciosas que vêm sendo disseminadas pelas redes sociais. No entendimento da Justiça Eleitoral, a divulgação de informações corretas, apuradas com rigor e seriedade, é a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação.

Pelo link de esclarecimentos sobre informações falsas, qualquer pessoa poderá ter acesso a informações que desconstroem boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores brasileiros. Diante das inúmeras afirmações que tentam macular a higidez do processo eleitoral nacional, nessa página o TSE apresenta links para esclarecimentos oriundos de agências de checagem de conteúdo, alertando para os riscos da desinformação e clamando pelo compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais.

Até o presente momento, segundo o TSE, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as Eleições 2018 foi confirmada ou comprovada.

“A Justiça Eleitoral desempenha relevante papel na consolidação da Democracia em nosso país e trabalha incansavelmente para oferecer à sociedade um processo de votação seguro, transparente e ágil, garantindo efetividade à manifestação popular exercida por meio do voto”, afirmou o Tribunal Superior Eleitoral, em nota.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas