Tudo pronto para o Fest Bossa & Jazz

Publicação: 2019-08-08 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Fest Bossa & Jazz fechou esta semana a programação alusiva aos dez anos do festival, que segue como o único evento musical local a contribuir com a cena do blues, jazz e suas vertentes. Ao longo de uma década, o festival já passou por vários formatos, adequando-se aos tempos de crise, quando optou pelo formato descentralizado e intimista. O festival terá a  primeira etapa na praia de Pipa-RN, de 15 a 18 de agosto, com uma programação gratuita e livre para todos os públicos.  Mossoró está confirmada para 19 a 21 de setembro e, por fim, São Miguel do Gostoso, de 10 a 13 de outubro. 

Cinelli Brothers renovam a cena do blues com misturas inusitadas
Cinelli Brothers renovam a cena do blues com misturas inusitadas

Serão 22 atrações em 48 shows nos pequenos palcos distribuídos pela praia em polos diurnos à beira mar (Aventureiro Restaurante, Pipa Beach Club e Orishas) e noturnos pela Avenida Baía dos Golfinhos (Praça do Pescador, Rua do Céu, Vila Mangueira, Galeria Oasis e Vila da Pipa Shopping).

Um dos destaques da edição é o grupo de blues rock Cinelli Brothers, dupla nascida na Itália e radicada em Londres, que apesar da origem, canta em inglês. Dois irmãos criados entre sons de BB King e Jimmy Vaughan e que misturam clássicos como Back Door Man, de Willian Dixon, a Kiss, de Prince. Marco (guitarrista e vocal) e Alessandro Cinelli (baterista e arranjador) misturaram as influências dos bluesmen clássicos norte-americanos ao rock and roll da décadas de 1970. No início de 2019, fizeram a primeira temporada no Brasil em festivais do gênero no Rio e em São Paulo.  “Costumávamos acordar para ir à escola com Jimmy Vaughan e Hank Williams. Papai era um guitarrista amador e um baterista de domingo”, disse Alessandro, em recente entrevista ao jornal Estadão. Sobre a cena, eles dizem que  “o blues está morto há décadas”. O que fazem é “pegar o que os gigantes semearam, sua herança. Os irmãos Cinelli são brancos, italianos e nunca trabalharam em um campo de algodão. Nós simplesmente amamos o blues porque é o único estilo verdadeiro de música que permite que você seja você mesmo e tire o melhor de si mesmo”.

Ritmos e tributos
No line-up do ‘Fest em Pipa’ estão nomes como a multiinstrumentista Lan Lan (BA/RJ), que tem 30 anos na estrada, fazendo vibrar o som em ritmos que pulsam em corda, couro e madeira. Parceira de Cássia Eller no passado, Lan Lan é referência no uso do Cajón. Na Pipa, ela estará acompanhada pelo violão seis/sete cordas de Guto Menezes e o cavaquinho cinco cordas de João Felippe. Outra novidade no festival é Indiana Nomma (Honduras/Rio de Janeiro) que fará um Tributo a Mercedes Sosa, com participação de André Siqueira no violão e conta com o apoio da Fundación Mercedes Sosa, na Argentina.

A multiinstrumentista Lan Lan se apresenta com trio
A multiinstrumentista Lan Lan se apresenta com trio

A Banda Terráquea & Cacá Magalhães (BA) liderada pelo guitarrista norte-americano Lon Bové mistura soul, jazz e rhythm and blues com afro-baianos.  Cacá Magalhães é uma menina de 12 anos que interpreta clássicos de Nina Simone, Aretha Franklin e outras divas.

 Também estão confirmados Arthur Philipe & Quintessence (PE), Chico Bethoven & Regional Choro do Elefante(RN), que oferecem um repertório de choros, destacanto o compositor potiguar K-Ximbinho. Moraes, Mathisen e Zimring Trio (Brasil/Noruega e Israel); Duetto Cabroso (RN), Darlan Marley Quarteto (RN), Gabriel Yang (CE), Macumbia (PB), Clara Menezes (RN), Duo Rock Cello & Piano (RN), Gumbo Blues (CE), Duo Jubileu Filho & Cacá Velloso (RN), Jammin” (RN),Blues Sinners (PE/RN), Pablo Osta (ARG), Fernanda Fialho (CE), Brazuka Jazz (RN), Quarteto da Pipa (URU/ SP/CE/ BA) e a Bossa & Jazz Street Band (RN).

O Fest Bossa & Jazz é realizado com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do RN(SETUR), com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão. Conta com o patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul, Movimento Preserve Pipa, Café Santa Clara e Coca-Cola, através da Lei Câmara Cascudo.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários