terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Turismo agradece

- Publicidade -

Aventureiros, determinados e adeptos a um estilo de vida saudável. Tais características apontam para o perfil das pessoas que aliam a paixão pelos eventos esportivos ao ar livre ao prazer de viajar. Estamos falando dos chamados “maraturistas”, uma mistura de maratona com turista. Eles viajam o Brasil para participar de corridas de rua nas mais variadas distâncias.
A Meia do Sol espera reunir este ano seis mil corredores
A Meia do Sol espera reunir este ano seis mil corredores

A bancária Juliana Rezende, 33 anos, mora em Fortaleza (CE) e participa de corridas de rua pelo país há cinco anos. Além de expectativa e muita força de vontade, não podem faltar o tênis, relógio, as roupas leves e um mapa turístico da cidade em que realizará a prova. “Os detalhes fazem toda a diferença. Por isso, penso em tudo com antecedência para que nada saia da programação”, comenta.

Este ano, a cearense virá a Natal com uma caravana de 20 amigos participar, pela primeira vez, da Meia Maratona do Sol, que chega à 4ª edição como uma das corridas mais aguardadas do ano no calendário do esporte. Programada para o dia 11 de novembro, com largada na Arena das Dunas, a prova é genuinamente potiguar e é considerada um convite à prática de exercícios físicos e apreciação das belezas naturais da cidade.

“A corrida mantém a tradição de percorrer avenidas famosas, como a Salgado Filho e a Engenheiro Roberto Freire, e pontos estonteantes que são cartões postais da capital, como o Morro do Careca e a Via Costeira”, explica Gabriel Negreiros, diretor da Fábrica de Esportes e Eventos, uma das empresas organizadoras da competição.

Com provas de 21km, 10km e 5km, a Meia do Sol espera reunir este ano seis mil corredores – mesma quantidade de 2016 – sendo que 50% desse total devem ser garantidos por atletas de todas as regiões brasileiras. Além de atletas do Rio Grande do Norte e Ceará, já marcaram presença pessoas de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia e Paraíba.

Mercado movimentado
A entrada maciça de turistas em solo potiguar proporcionada por grandes eventos esportivos ao ar livre, como a Meia Maratona do Sol, chama a atenção de diferentes segmentos, que veem a atração como importante para o desenvolvimento econômico local.

“Os eventos esportivos, sobretudo as corridas de rua, colocam Natal como um ótimo destino turístico para a prática de esportes, além de sol e mar. Isso favorece o turismo, que conta com uma excelente rede hoteleira, considerada uma das melhores e maiores do Brasil, fortalecendo também o setor de comércios e serviços, como bares e restaurantes”, afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN), José Odécio Rodrigues Júnior.

Há sete anos, a Ponta do Sol Turismo atende o público esportivo. Devido à demanda e à carência de empresas que invistam no ramo, a agência sai na frente ao oferecer pacotes diferenciados, com preços promocionais. Os serviços incluem hospedagens no Hotel Holiday Inn, em Lagoa Nova, ou no Golden Tulip Natal, em Ponta Negra, com café da manhã incluso, mais transporte para a corrida para quem ficar hospedado na zona Sul. Em alguns casos, o atleta vem acompanhado da família, permanecendo entre três e quatro dias na cidade.

A diretora comercial da Ponta do Sol Turismo, Priscila Melo, estima que a Meia do Sol provoque um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano anterior. “A procura tem sido bastante alta. Na semana passada, por exemplo, fechamos reservas para um grupo de 60 pessoas de uma vez”, comemora.

Além de aquecer as vendas para o mês de novembro, Priscila Melo ressalta que a Meia Maratona do Sol estabelece uma rede de contatos entre os atletas e seus familiares em outras épocas do ano. “Após o evento, muitos dos atletas fazem contatos e fecham pacotes para as férias de janeiro e de junho. Isso é muito positivo e significa que estamos no caminho certo”, afirma.
Administradora Gislaine Oliveira escolhe a prova como preferida
Administradora Gislaine Oliveira escolhe a prova como preferida

A administradora de empresas do Recife (PE), Gislaine Marques de Oliveira, 33 anos, começou a correr há três anos por recomendação médica e voltará ao Rio Grande do Norte pela segunda vez consecutiva para participar da Meia do Sol que, segunda ela, é a sua preferida pelo percurso e pela organização.

Com passagens e hospedagens garantidas, a pernambucana permanecerá em Natal durante quatro dias e quatro noites e aproveitará os momentos que antecederão a corrida para conhecer o Litoral Sul. “Estou contando os dias e as horas. Certamente serão momentos maravilhosos”, diz a maratonista que percorrerá na categoria oficial da prova: 21km.

Elaborada de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a competição também cumpre com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e CREA. As inscrições estão no segundo lote e seguem abertas até 23 de outubro, no valor de R$ 110. As inscrições devem ser feitas no site www.meiadosol.com.br.

A Meia Maratona do Sol é uma produção da HC Sports e da Fábrica de Esportes, empresas responsáveis por organizar os principais eventos esportivos da capital potiguar. A corrida conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas